O governo paulista fez hoje (4) uma nova atualização do Plano São Paulo de retomada econômica e convivência com a pandemia do novo coronavírus. Na atualização, 95% do território ficou classificado na fase 3 – amarela, com exceção de duas regiões: Franca, que se manteve na fase 2 – laranja, e Ribeirão Preto, que regrediu da fase amarela para a laranja.

Na fase amarela, as regiões podem reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas mediante agendamento. Bares e restaurantes podem reabrir por oito horas por dia, mas sem ultrapassar o horário das 22h.

Já na fase laranja, o funcionamento é permitido para escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias com 20% de sua capacidade. A abertura pode ser feita pelo período de quatro horas diárias, todos os dias, ou por seis horas, desde que abram apenas por quatro dias na semana.

O governo estadual atualiza o Plano São Paulo a cada 15 dias, observando os dados obtidos em uma semana na comparação com a semana anterior. Caso seja observada piora nos dados, o plano pode ser atualizado a qualquer momento.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.

A região do Departamento Regional de Saúde de Marília (SP) avançou para fase amarela, embora a administração projetasse pular para a fase verde de acordo com dados por ela apresentados. A mesma estava há 15 dias nesta etapa, após ter sido classificada pela primeira vez na fase amarela desde a implantação do plano estadual de retomada das atividades.

Já as cidades que pertencem ao Departamento Regional de Saúde de Bauru, permaneceram na fase amarela, classificação que estão desde o dia 7 de agosto.

Quatro cidades do centro-oeste paulista que pertencem ao DRS de Araraquara também continuam na fase amarela da flexibilização, são elas: Borborema, Ibitinga, Itápolis e Tabatinga. Outras duas, Quatá e João Ramalho, pertencem ao DRS de Presidente Prudente também avançaram para a fase amarela.

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Confira abaixo o que é permitido em cada fase

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
  • Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.