O que já circulava nos bastidores realmente acabou acontecendo. Após uma reunião a portas fechadas onde cobras e lagartos ocorrerão e muita roupa suja foi lavada, um acordo foi realizado e a senhora Tereza Machado foi literalmente obrigada a renunciar ao cargo de presidente do conselho de maior importância na atual conjuntura, o COMUS ( Conselho Municipal de Saúde ) da cidade de Marília.

É preciso ressaltar a importância do COMUS a nível municipal e não só em função da pandemia, mas, pela grande quantidade de recursos que passam primeiramente pela mesa de discussões deste conselho que é um órgão deliberativo, com representantes em vários segmentos da cidade – Poder Público e Sociedade Civil Organizada, principalmente entidades comunitárias, onde tem suas atribuições está a competência para a aprovação ou veto das contas da Secretaria Municipal da Saúde.

A decisão já teria sido anunciada em um reunião ordinária do dia 26 de maio e, logo depois, em uma audiência pública realizada na escola municipal Amaury Pacheco, situada no Jardim Bandeirantes para deliberar sobre a opinião da população do bairro no que diz respeito ao desejo do prefeito municipal Daniel Alonso, através da secretaria municipal de saúde, em transferir a UBS local para PSF, conforme já publicamos aqui.

Na oportunidade, a mesma havia confidenciado a este jornalista que “era melhor se retirar agora para galgar algo melhor lá na frente”. Na abertura da audiência, a mesma confirmou a sua renuncia por razões pessoais e que continuaria no COMUS, mas, em outra função e, logo na sequencia passou o comando da audiência para o então vice presidente senhor Darci Bueno da Silva que conduziu os trabalhos.

Ao esmiuçar os fatos, nossa reportagem conseguiu apurar que na realidade a mesma estava sendo “forçada” a renunciar em razão de uma investigação da Polícia Civil, por supostas ofensas ao secretário Cássio Luiz Pinto Junior que acabou resultando em um processo por denúncia de injúria e ameaça, atribuídas a mesma.

Tereza, que é servidora estadual aposentada, e, o que nos causou surpresa é que; a mesma alegava razões pessoais, falta de tempo e motivos de saúde para sua renuncia, mas, paralelo a isto, estava concorrendo a um cargo no Conselho Municipal da Mulher, que aliás, acabou lhe conferindo a vitória, onde a mesma, inclusive concorre a presidência. Vide a foto da campanha.

Tudo aconteceu após uma representação feita pelo secretário e de um inquérito instaurado pela Polícia Civil, justamente após vazamento de um áudio, no qual Tereza utilizou expressões pejorativas, citando grupos políticos e com palavras que foram consideradas pelo secretário como ameaças.

No áudio atribuído à Tereza, a ex-presidente diz que as ações da secretaria estão gerando desgaste e vão “tirar votos” do prefeito Daniel Alonso (PSDB). “Ainda dá tempo para ele (Daniel) consertar. Ele tá achando que o Cássio é bam-bam-bam, o Cássio é garoto propaganda, não entende nada. É um molequinho”, diz o áudio.

A conversa vai mais além ela prossegue. “Ele poderia ter dado um cargo importante para você (interlocutora) dentro da secretaria, você é (menciona profissão), você entende de saúde pública”, afirma.

O ponto mais grave e que acabou gerando a denuncia acontece quando a agora ex presidente diz que o secretário corre risco de ser agredido, se aparecer no posto de saúde do bairro onde mora. “Ele (Cássio) falou que ia visitar de surpresa. Só que no São Miguel já (sic) tá sabendo que ele vai visitar e o pessoal fala assim: que vontade de pegar uma coisa de álcool e jogar fogo nele (…) eu poderia fazer isso, fala ó, amanhã ‘cês’ (sic) vão dar plantão na porta. Não vou fazer isso em respeito ao Daniel”, conclui-se a fala que foi transcrita na representação.

Em nota divulgada a imprensa, o secretário teria relatado; “O nosso jurídico (da Saúde) achou por bem a fazer a representação porque se tratava da presidente do Comus. Ela pode achar o que ela bem entender, porém, como presidente do Conselho, ela tem que ser imparcial e não pode ficar fazendo esse tipo de consideração que, a meu ver, é imprópria ao cargo e até injuriosa”. Segundo o secretário, o mesmo já teria sido ouvido na fase policial, e que o caso já teria sido encaminhado para o Ministério Público, por haver indícios de crimes.

Em função da gravidade do fato, ocorreu então esta reunião para um “pseudo acordo” onde, não restou a Tereza Machado renunciar ao cargo para com isso, fosse retirada a representação que poderia causar sérios danos jurídicos. Fim do embate, “Habemus papa”, o COMUS oficialmente então, tem um novo presidente de fato e de direito.

Com perfil conservador, novo presidente assume prometendo rigor nas prestações de contas e fiscalização nas unidades.

Aposentado como agente de serviços técnicos do Departamento de estradas e rodagem, sexagenário, e com um histórico construído em cima do movimento sindical e comunitário, Darci Bueno da Silva é conhecido pelo seu perfil conservador e fiscalizador, tendo atuado inclusive como membro da ONG MATRA ( Marilia Transparente ).

Membro do COMUS já a quase duas décadas, o líder comunitário que também é presidente da Soccampp ( Sociedade comunitária dos amigos e moradores do bairro prolongamento palmital ) e membro do Conselho local de saúde da UBS Castelo Branco, vinha atuando como vice presidente do principal conselho municipal da cidade, desde janeiro de 2020.

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, Darci enfatizou o desejo de continuar o trabalho a qual se propõe o COMUS após os fatos ocorridos; ” Depois de resolvido este episódio entre o secretário da saúde e a ex presidente do Comus, fato que já ficou público pela divulgação da mídia, eu oficialmente falando, assumi a presidência este conselho na última terça feira, dia 8, com a intenção em primeiro lugar de contar com apoio dos demais conselheiros para dar continuidade nas ações que ainda estão pendentes“, comentou.

O novo presidente, mostrou-se preocupado com o atual cenário da pandemia e comentou; “É triste constatar infelizmente com os casos contínuos no aumento de positivados para a covid-19, assim como também o grande número de óbitos diários. Verificamos a falta de leitos nos hospitais e as super lotações na UPA e no PA sul, onde pessoas estão morrendo sem sequer conseguir um leito de UTI. Outro caso que preocupa é a escassez de médicos e a exaustão dos que estão atuando já há mais de um ano expondo suas vidas na tentativa de salvar outra vidas humanas”, disse o mesmo.

Darci enfatizou a importância da parceria com administração municipal, mas, não abriu mão do papel principal do COMUS: “Percebemos um grande cenário de medo e incerteza por parte da população e, ao mesmo tempo o abuso de grupos irresponsáveis que vão na contra mão desta verdadeira guerra contra a covid. Vamos colaborar e contribuir com a secretaria, contudo sendo ativo e imparcial na análise das ações, na fiscalização e principalmente no atendimento a população”, comentou.

Como metas de trabalho, o novo presidente elencou algumas prioridades; “Fiscalização em todas as unidades de saúde, continuar com o mesmo rigor na prestação de contas, acompanhar e cobrar a secretaria quando das ações de vacinação, internações e até na fiscalização da vigilância sanitária e também no plano de contingência da prefeitura. Não vamos deixar a “peteca cair” na organização da 11ª conferência municipal de saúde, no processo emblemático da transformação das UBS’s em PSF’s e no processo da contratação da OS para a gestão das unidades de Programa saúde da família e outros processos que estão em andamento”, relatou.

Para finalizar, Darci enfatizou a importância dos conselheiros que realizam um trabalho voluntário em prol da população; ” Os membros do conselho são voluntários imparciais que lutam e defendem um atendimento justo e digno ao usuários do SUS. Todos são irmanados de um mesmo pensamento, ou seja; de um atendimento mais humanizado para a nossa população e é nessa linha que continuaremos”, finalizou.

Para oficializar o ato da renuncia do carga da ex presidente Tereza Ap. Machado, foi elaborado um documento pelo advogado e jornalista Cláudio Camargo, onde a mesma assinou sua carta na reunião ocorrida que já citamos e foi confirmada pelo novo presidente. Confira a íntegra;

RENÚNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DO COMUS-M
Levamos ao conhecimento das senhoras e dos senhores Conselheiros que, na presente data, renunciou ao cargo de Presidente do COMUS-M a senhora TEREZA APARECIDA MACHADO.
Em reunião realizada na presente data na SMS, entre a Sra Tereza e o Sr. Cássio Luiz Pinto Júnior, Secretário Municipal da Saúde, da qual eu participei juntamente com outros Conselheiros, após detida análise dos fatos recentes (já tornados públicos), que resultaram inclusive em ação judicial, as partes envolvidas chegaram a um consenso, encaminhando as providências necessárias para por fim à demanda judicial.
Na ocasião, a Sra Tereza manifestou o seu desejo de deixar a Presidência do Conselho e formalizou, de próprio punho, o documento abaixo, que registra essa sua decisão unilateral, em caráter irrevogável e irretratável. A despeito desse fato, permanece no Conselho como Conselheira Efetiva, passando a exercer o cargo de Segunda Secretária.
Com a vacância do cargo, em conformidade com o Regimento Interno do COMUS-M, assumiu imediatamente a Presidência do Conselho o Sr DARCY BUENO que, até então, era o Vice-Presidente.
Na Ata da próxima reunião plenária do COMUS-M, os fatos acima serão registrados.
Em face do exposto, a partir de hoje o Sr. Darcy, na titularidade desse importante órgão do controle social do SUS em nossa cidade, passa a dar continuidade à condução das atribuições e tarefas adstritas ao órgão, situação em que o envolvimento, a participação e a colaboração de todos nós é de suma importância, para que os bons resultados sejam alcançados com eficácia na saúde pública local.
Por fim, ressalto que o COMUS-M e a SMS devem pugnar por uma parceria de dinamismo e de permanente cooperação, pois só assim é que os benefícios se tornarão realidade para o povo mariliense.

O documento foi firmado pela conselheira Tereza Machado na presença de testemunhas que também rubricaram o documento. O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, se congratula com o novo presidente desejando ao mesmo uma profícua e promissora gestão em um momento tão crítico pela qual passa a saúde em nosso município. Sem arregaçar as mangas, o negócio é colocar a mão na massa, digo, na saúde.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.