A noite que passou acabou levando o medo e pânico para muitos moradores e consequentemente estragos, pane no fornecimento de energia elétrica e no sistema de abastecimento de água, e mais uma vez a constatação de que a administração municipal não investe no preventivo para situações como esta.

Segundo as primeira informações, o local mais prejudicado teria sito a fazendo do estado, onde uma casa e um barracão teriam sido destelhados e a torre de celular teria sido derrubada pela força dos ventos que começaram a atingir a cidade por volta das 23Hs.

A corporação do Corpo de Bombeiros, recebeu diversos telefonemas de pontos diferentes da cidade e a ocorrência de maior frequência foi a de queda de árvores. O forte temporal acabou afetando também o fornecimento de energia elétrica. Em alguns bairros, a interrupção aconteceu por volta das 23H15 e não havia retornado até às 12Hs deste domingo (24).

A queda de alguns Out-Doors, placa entortadas, e outros pequenos destelhamentos em residências localizadas em áreas de risco também foram registradas, Felizmente não noticia de vítimas.

Como de praxe, com a falta de energia elétrica, automaticamente ocorre a pane no DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília ). Segundo a assessoria de imprensa, os sistemas do Rio do Peixe e Cavalete em função da falta de energia, acabou paralisando e com isso regiões inteiras da cidade passam pelo desabastecimento do liquido precioso. Acompanhe abaixo a nota publicada;

NOTA: FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA PREJUDICA O ABASTECIMENTO EM VÁRIAS REGIÕES DA CIDADE.
A Prefeitura de Marília através do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), informa que devido ao temporal de ontem (23), ocorreu e ainda ocorre a falta de energia elétrica em vários pontos de produção, e isto resulta na falta de água na cidade.  Sistemas importantes como Rio do Peixe e Cavalete ainda estão sem energia, e com isso regiões inteiras da cidade poderão sofrer desabastecimento. A região Sul e Oeste são as mais prejudicadas, já com locais evidenciando a falta de água.  A CPFL já conseguiu reestabelecer a energia em vários locais, mas em alguns pontos ainda não. Todo o sistema de produção de água da cidade depende de energia elétrica, e a falta deste recurso,  afeta diretamente o abastecimento.
Com isso o DAEM pede à população que economizem água nesse período.
Diretoria de Divulgação e Comunicação 
Prefeitura de Marília

Falta de ações preventivas por parte de Defesa Civil são sentidas em ocasiões como esta.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, reconhecidamente sempre pautou por um jornalismo imparcial, independente e, ao mesmo tempo crítico, porém, com criticas construtivas pensando na cidade e principalmente em seus munícipes, sem partidarismo de lado A ou B.

Com isso, fica bem a vontade para apontar algumas falhas que poderiam ser evitadas, tomando como base experiências de outras cidade. Neste caso, estamos nos referindo ao preventivo de ocorrências com quedas de árvores que podem trazer sérios prejuízos e até colocar vidas em risco.

Em diversos municípios, a Defesa Civil, trabalha em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Guarda Civil Municipal e com apoio da Guarnição do Corpo de Bombeiros, Exército ou Tiro de Guerra, realizando operações com o objetivo de evitar quedas de árvores nas ruas das respectivas cidades. O trabalho preventivo consiste em cortar as árvores que comprovadamente estão com risco de queda. A pergunta que se faz é: POR QUAL RAZÃO ISTO NÃO OCORRE NA CIDADE DE MARILIA ???

AÇÃO PREVENTIVA NA CIDADE DE ITATIAIA

Na maioria destas cidades, o corte ou poda também pode ser realizada quando a árvore constituí um obstáculo fisicamente incontornável ao acesso e a circulação de veículos ou pedestres, quando o plantio irregular ou a propagação espontânea impossibilitar o desenvolvimento adequado da árvore vizinha, quando se tratarem de espécies invasoras ou quando a árvore em crescimento necessitar da eliminação de galhos.

O corte ou poda de árvore localizada em imóvel particular, após a autorização é de responsabilidade do proprietário do imóvel que deverá fazer a compensação no espaço ou em local indicado pela Prefeitura.

PODA PREVENTIVA EM NILÓPOLIS-RJ

Além de melhorar o aspecto da via, a poda evita que os galhos possam sofrer com os ventos fortes, comuns na época do verão. Além disso, o levantamento da copa das árvores gera uma via mais iluminada, oferecendo mais segurança aos moradores.

O trabalho de poda é realizado em toda a cidade e consiste, inicialmente, na identificação das árvores que necessitam de alguma intervenção. Caso ofereça qualquer risco, com galhos dificultando a visão dos semáforos, presos a fios de eletricidade ou com probabilidade de queda.

O fato lamentável, é que; nesta madrugada e manhã de domingo, alguns moradores alegaram que ao ligar para o telefone da defesa civil de Marília, não havia atendimento, ou seja, o mesmo tocava e ninguém atendia. Já há muitos anos, Marília sofre com a falta de estrutura deste órgão tão importante e fundamental em ocasiões como esta.

Cidades como São Carlos e outras são exemplos a serem copiados, desde a estrutura do material humano, passando por veículos e a criatividade para ações e parcerias com a iniciativa privada, sempre AGINDO NO PREVENTIVO, afinal, É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR. Falei e tenho dito.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.