A maneira como foi conduzida a sessão camarária na histórica noite de ontem, terça feira (16), traduz claramente o regime adotado pelo chefe do poder executivo e da presidência da casa no que diz respeito aos direitos constitucionais e a democracia. Os punhos de ferro se fizeram valer mais uma vez para fazer valer os interesses da administração municipal.

Verdade é que; com a truculência que já está virando marca registrada desta administração e da presidência da câmara municipal, foi aprovado já no adentrar da noite de ontem, o tão aguardado e polêmico Plano de Carreira dos Servidores, onde os mesmos não puderam sequer adentrar as galerias da pseuda casa do povo devido ao forte policiamento que foi solicitado para impedir o acesso dos mesmos.

Na justificativa do presidente da casa, a alegação utilizada foi a preocupação com a segurança dos vereadores e, para se evitar excessos como os ocorridos na semana passada quando da votação da reforma previdenciária que também acabou descendo “guela abaixo”. Enfim, nunca os servidores foram impedidos de entrar na casa do povo, e estiveram tão massacrados como os dias atuais.

É importante lembrar uma fala recente do ministro do STF ( Supremo Tribunal Federal ) Marco Aurélio que disse; ” É inimaginável que se criem obstáculos ao ingresso do cidadão em qualquer das Casas que integram o Congresso Nacional”, declarou o mesmo que pelo visto não conhece a “Tia Dita de Marília”, que por sinal é Dura nos embates democráticos.

Fato é que o plano de carreira, embora tenha sido realizada algumas reuniões com servidores, foi apresentado em plenário sem alterações, sugestões ou opiniões dos principais interessados. Por reiteradas vezes a nova diretoria eleita do Sindimmar tentou um diálogo para debater sobre o assunto da reforma previdenciária e do plano de carreira, mas, infelizmente não foram ouvidos. Os projetos apresentados envolvem de forma direta funcionários do Executivo e também do poder Legislativo. 

Planos de Carreira, deixou de fora os pequenos, acumulou funções e criou 35 cargos comissionados.

Para quem em discurso de campanhas se dizia contra os cargos comissionados, de forma surpreendente o plano de carreira criou de forma automática 35 cargos, sendo que, somente 15 direcionados para a secretaria da saúde, sendo que anualmente causarão uma despesa de quase 2 milhões de reais aos cofres públicos.

De uma forma reduzida pode-se dizer que a aprovação do plano era necessária para abrir as portas, no entanto, da maneira como foi apresentada, o mesmo mudou tabelas de referências, cria algumas funções, extinguiu outras que por tabela acaba legalizando a duplicidade de atividades sem direito de questionamento por parte do servidor. ,O texto ainda regulamenta a promoção por mérito e tempo de serviço e reajusta o salário dos servidores em 2% a partir de fevereiro de 2022.

Vale lembrar que, a colcha de retalhos, digo, o plano de carreira foi aprovado no final de 2016 na gestão do ex prefeito e atual deputado Vinicius Camarinha, porém, o primeiro ato do então eleito prefeito Daniel Alonso que o derrotou, foi justamente revogar a aprovação prometendo apresentar outro modelo em três meses. Se passaram quatro anos e nada foi feito, sendo agora aprovado com o descontentamento da maioria dos servidores.

E assim segue a carruagem da “Tia Dita”, que não é mole. Uma frase que ecoa até hoje é o discurso da campanha de 2016, quando Daniel Alonso em alto e bom sonho afirmava; ” CUIDEM DA POPULAÇÃO, QUE EU IREI CUIDAR DE VOCÊS”……Ele está cumprindo a risca…….

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.