A saída do posto acontece após um pedido do próprio presidente

O presidente Jair Bolsonaro oficializou no início da tarde desta quinta-feira o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) da vice-liderança do governo na Casa. O parlamentar foi flagrado com dinheiro escondido na cueca, ontem, em operação da Polícia Federal.

Em mensagem enviada ao Senado e publicada em edição entra do “Diário Oficial da União”, o presidente afirmou que o afastamento se dá “a pedido” do senador. Bolsonaro se envolveu pessoalmente para convencer Rodrigues a solicitar a saída do cargo.

Mais cedo, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que responde pela liderança do governo na Casa, havia confirmado ao Valor a saída de Rodrigues. O motivo é a repercussão negativa em torno da operação da Polícia Federal (PF) na qual o senador governista foi flagrado com dinheiro na cueca.

Chico Rodrigues é um dos congressistas mais fiéis a Bolsonaro desde o início do mandato. Ele chegou ao Parlamento com fama de ter derrotado o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) nas urnas e logo passou a ter acesso direto ao presidente Bolsonaro e ao ministros da Esplanada dos Ministérios. Ainda no primeiro ano de gestão, Chico nomeou um sobrinho de Bolsonaro como assessor parlamentar em seu gabinete.

Mais cedo, Bolsonaro afirmou que a operação da PF é “fator de orgulho para o governo” e prova que não há proteção de ninguém nas investigações de corrupção. Bolsonaro falou sobre o assunto a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

“Lamento o desvio de recurso, seria bom que não houvesse, porque, afinal de contas, quando você desvia dinheiro da saúde, inocentes morrem, então a operação de ontem é fator de orgulho para o meu governo”, disse. “Alguns acham que toda a corrupção tem haver com o governo. Não. Nós destinamos dezenas de bilhões de reais para estados e municípios, tem as emendas parlamentares também, e, de vez em quando, não é muito raro, a pessoa faz uma malversação desse recurso”, completou.

Bolsonaro afirmou também que mais da metade das operações da PF ocorrem em parceria com Controladoria-Geral da União (CGU) e que o governo está combatendo a corrupção independente de quem esteja envolvido. Apesar de Rodrigues ser um de seus parlamentares mais próximos, o presidente disse que o caso não tem nada a ver com o governo.

“Vocês estão há quase dois anos sem ouvir falar em corrupção no meu governo. O meu governo são os ministros, as estatais, bancos oficiais”, argumentou. “Se um vereador faz algo de errado, eu não tenho nada a ver com isso. Ou melhor, eu tenho para ir para cima dele, com a Polícia Federal se for o caso, com o apoio da CGU, é isso que nós fazemos”. Aplaudido por apoiadores, o presidente posou para fotos após a declaração.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.