Sem politicalha e tampouco discursos utópicos e inflamados. Apenas um grande sonho a ser realizado dentro do propósito da principal missão do Hospital Beneficente Unimar e de toda instituição; “Cuidar de pessoas”.

Assim pode ser definida a inauguração do Hospital Oncológico de Marília que ocorre nesta segunda feira em nossa cidade. O complexo de ensino que já presta um atendimento a população através da Faculdade de Odontologia, do Ambulatório de Especialidades e do próprio Hospital Beneficente Unimar que recentemente foi de fundamental importância no atendimento a pacientes da Covid-19, passa agora a oferecer o que há de melhor no tratamento à pacientes acometidos pelo câncer.

A tão aguardada unidade do Hospital Oncológico, que, diga-se de passagem era um sonho e ao mesmo tempo um desafio do reitor Márcio Mesquita Serva será inaugurado logo mais na tarde desta segunda-feira (2). A solenidade será transmitida ao vivo, à partir das 17h, no Canal da Unimar no Youtube (www.youtube.com/unimartv).

A edificação, conta com seis andares em que serão oferecidos tratamentos humanizados, com equipe multidisciplinar especializada em estrutura totalmente pensada para proporcionar conforto e segurança. Já com a meta de ser referência no interior paulista, o HOU ocupará a íntegra da quarta torre do HBU, que passará a contar com uma equipe formada por 1,4 mil profissionais.

Seguindo os padrões diferenciados do próprio Hospital Beneficente Unimar, o HOU conta com tecnologia de primeiro mundo, equipamentos de ponta, e, com tradição de empreendedorismo e um competente política de investimento, o mesmo já nasce com ampliação prevista para a quinta torre, que está em construção.

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) tem como missão promover o cuidado integral e humanizado, em sua verdadeira essência. Ao longo dos 21 anos de atuação tornou-se um centro de saúde referência para Marília e região, com completa e moderna infraestrutura que possibilita, além de atendimento de qualidade, a formação de excelência dos acadêmicos dos cursos na área da saúde da Universidade de Marília (Unimar).

Sempre prezando pela excelência nos cuidados, segurança e conforto dos pacientes, colaboradores e acadêmicos, o HBU investe, constantemente, na atualização estrutural e capacitação profissional, acompanhando os avanços da medicina. Com olhos no futuro e seguindo o compromisso de ofertar serviços de saúde com alta qualidade, entrega para a comunidade o Hospital Oncológico Unimar (HOU).

Coluna Social_Regina Helena + Glauco Toth “By Life” – edição 47 | Portal  Mariliense

De acordo com o reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, o Hospital Oncológico Unimar é um novo sonho que se torna realidade. “O Hospital Oncológico Unimar é a realização de um sonho, o de seguir oferecendo para Marília e região um centro de saúde especializado que nos permita dar a continuidade em nossa missão de cuidar das pessoas de forma integral e humanizada em sua verdadeira essência, com o melhor atendimento e moderna infraestrutura, sempre prezando pela segurança e bem-estar dos pacientes, da comunidade hospitalar e acadêmica”, comemora.

Segundo a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, o Hospital visa oferecer o que há de mais moderno em equipamentos e tratamentos. “O Reitor foi o grande idealizador desse projeto, que é uma conquista histórica para todos, porque terá o diferencial da humanização e respaldo da Inteligência Artificial nas condutas e nos diagnósticos”, ressaltou.

ASSISTA: Diretora do ABHU, Márcia Mesquita Serva, fala sobre os desafios e  conquistas - D Marília

Em sintonia com os principais centros de referência em oncologia do Brasil e do Mundo, o Hospital Beneficente Unimar dispõe das principais ferramentas de combate ao câncer. “É um prédio novo que vai centralizar todos os tratamentos, como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia. Além disso, o ambiente possui ala arborizada, com cafeteria, é estéril, de fácil acesso e interligado com o Pronto Atendimento do HBU, ou seja, é um ambiente idealizado com muito zelo para os pacientes. Ficou maravilhoso”, destaca a Superintendente do HBU.

O Hospital Oncológico Unimar tem uma outra importante missão, ser transmissora de conhecimento para os acadêmicos dos cursos na área da saúde. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva destaca os benefícios acadêmicos que a unidade trará. “O Hospital Beneficente Unimar é o principal cenário de estágio para os alunos da Universidade de Marília, tanto para os alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Celebrar a conquista do mais novo Hospital Oncológico Unimar é realmente motivo de orgulho para todos nós. Tenho certeza que os alunos vão usufruir deste espaço, aperfeiçoando ainda mais as suas práticas. Parabéns à cidade de Marília que recebe este presente”, declara.

Fernanda Mesquita Serva fala sobre luta no Dia da Mulher • Marília Notícia

A inauguração será realizada nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, e um dia depois passa a atender os pacientes atendidos pelo HBU no novo prédio. A princípio os atendimentos serão particulares ou por meio de convênios, mas com mobilização para o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste sentido, vai ser importante contarmos com a força dos poderes legislativos para sensibilizarmos e apresentarmos ao Ministério da Saúde a demanda existente, assim, os pacientes SUS também serão atendidos aqui”, conta Márcia.

Equipamentos de última geração e serviços especializados

O Hospital Oncológico Unimar, instalado na quarta torre do HBU, irá abrigar os mais modernos equipamentos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar, hematologia, UTI adulto e leitos hospitalares. E na quinta torre, com obras já iniciadas, serão instalados os aparelhos de última geração na Radioterapia, que é o Acelerador Linear e no Centro Cirúrgico Oncológico o aparelho para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).
De acordo com o coordenador da área de Oncologia do Hospital, Dr. Sérgio Luís Afonso, “A quarta torre do HBU será entregue já com esta maravilhosa surpresa, que é a expansão para a quinta torre, que irá abrigar estes equipamentos de última geração. Com isso, Marília poderá dar todo atendimento ao paciente, sem que haja necessidade de ele procurar outras regiões, tendo mais conforto e segurança em Marília”, diz.

Dr. Sergio Luis Afonso Oncologista, Marília - Agende uma consulta |  doctoralia.com.br

Tecnologia avançada para um diagnóstico rápido

Estes modernos aparelhos, únicos em Marília e região, consistem em um equipamento para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT), que realiza exames de imagem para avaliação do metabolismo das estruturas, com tecnologia avançada, o equipamento vai proporcionar um diagnóstico mais rápido e seguro, e o Acelerador Linear Elekta Versa HD, que será utilizado nos tratamentos de radioterapia de baixa a alta complexidade, além da radiocirurgia, que consiste em um tratamento de alta precisão no crânio do paciente.

Outro grande diferencial é o aparelho de Crioterapia, também único em toda a região, que tem como objetivo reduzir as chances de queda de cabelo durante a quimioterapia. “Esta tecnologia possui uma eficácia variável de paciente para paciente, mas apresenta resultados positivos. É mais um equipamento com tecnologia de ponta que buscamos para evitar os efeitos colaterais nos pacientes”, explica o coordenador.

Emenda parlamentar

Hospital Oncológico da Unimar recebe R$ 2,3 milhões para PET-Scan - Revista  Five

Unindo forças com o Hospital Oncológico Unimar, o Deputado Estadual Vinícius Camarinha (PSB) destinou uma emenda parlamentar que auxiliou na compra da Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).

A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, agradece ao Deputado e ressalta a importância deste equipamento para a qualidade de vida dos pacientes. “Precisávamos do PET/CT, que é uma tecnologia de primeiro mundo, e quando levei a pauta até o Deputado e expliquei o quanto era crucial para diagnóstico e cuidados com os pacientes com câncer, na hora ele assumiu a briga. Criou espaço com o governo do Estado e conseguiu, mérito é do deputado Vinícius Camarinha”, destaca.

Além do PET/CT e do Acelerador Linear, nós vamos contar com cirurgias invasivas nos equipamentos de radioterapia, além da crioterapia, que também é único em toda a região, que tem como objetivo reduzir as chances de queda de cabelo durante o tratamento quimioterápico e também nós vamos trabalhar com terapias alternativas, integrando o cuidado do paciente de alta complexidade com a questão humana que é fundamental.

“Posso garantir que este equipamento vai fazer muita diferença não só para Marília, mas toda a região, uma vez que os pacientes com câncer não vão precisar se deslocar para outros centros de referência e farão o tratamento que precisam aqui, em sua cidade, perto de seus familiares. Isso ajuda muito no tratamento”, conclui Márcia.

Os estudos científicos mostram que, até 2030, o câncer será a principal causa de morte evitável entre a população. Com o Hospital Oncológico Unimar, o propósito é salvar milhares e milhares de vidas.

Um dos principais trunfos do HOU, será a concentração de serviços e profissionais especializados em um mesmo espaço físico, pensado desde a planta para este objetivo, com um corpo de funcionários é todo composto por profissionais com treinamento específico para pacientes oncológicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, todo mundo.

No mesmo sentido de oferecer mais qualidade de vida e tratamentos inovadores, o HOU também contará com a touca térmica, equipamento que proporciona menos queda de cabelo para pacientes em quimioterapia.

Outra forma de dar mais conforto a quem está enfrentando o câncer, mas em casa, é o monitoramento remoto. Com a ajuda da tecnologia, as equipes fazem o acompanhamento de pacientes no pós-quimioterapia e no pós-cirúrgico. São exemplos como este que simbolizam o cuidado global e evidenciam a atenção dada a cada detalhe ou etapa do tratamento, que com certeza fará do HOU a maior referência em tratamento oncológico do interior do estado de São Paulo.

Hospital Oncológico Unimar

Ainda sobre a estrutura do prédio novo, nossa reportagem apurou que o mesmo vai centralizar todos os tratamentos, como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia. A estrutura conta, também, com três novas salas cirúrgicas exclusivas para cirurgias oncológicas. A estrutura tem também três novas salas cirúrgicas, além de ambiente com ala arborizada,  cafeteria, de fácil acesso e interligado com o Pronto Atendimento do HBU. Ou seja, é um ambiente idealizado com muito zelo para os pacientes, principal preocupação da família Mesquita Serva.

Ao todo, 46 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à disposição para atender o paciente que se encontra em estado de saúde mais delicado, sendo estes, atendidos por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e 100% dedicada à melhora do paciente. O Hospital Oncológico terá ainda 84 leitos clínicos com vista para o vale proporcionando acolhimento diferenciado aos pacientes.

O Hospital Oncológico Unimar irá ofertar também, diagnóstico por imagem, Laboratório para exames, UTI Adulto e Centro Cirúrgico Oncológico, além dos cuidados realizados por Farmacêuticos Clínicos Especializado e Serviço de Odontologia Hospitalar.

Inicialmente o Hospital Oncológico vai atender pacientes particulares e por meio de convênios. O atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) depende de credenciamento de leitos e mobilização política em Marília e em Brasília. A princípio os atendimentos serão particulares ou por meio de convênios, mas a diretoria do HBU está em mobilização para o credenciamento ao SUS.

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA desde já, se congratula com a Família do DRº Márcio Mesquita Serva ( O PAI PRA TODA OBRA ), parabenizando por mais este empreendimento na área da saúde que foca o atendimento às famílias, cuidando de pessoas e salvando vidas. PARABÉNS !!!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.