A Universidade de Marília (Unimar) recebe no dia 23 de abril, a partir das 9h, no auditório da reitoria, o maior Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o FLISOL 2022, com o objetivo de promover o uso da tecnologia por meio de apresentações, palestras e oficinas. O evento está  sendo promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE) e os cursos da área de tecnologia da informação da Instituição.

De acordo com o coordenador dos cursos da área de Tecnologia da Informação da Unimar, o Prof. Caio Saraiva Coneglian, o FLISOL é um dos eventos mais relevantes da área de tecnologia da informação. “A Unimar se destaca, mais uma vez, por sediar outro grande evento de TI,  consolidando os seus cursos como referência na região. Destaco ainda que a Universidade  continua, por meio de eventos como esse, oferecendo aos alunos oportunidades de ter contato com grandes nomes do mercado de trabalho”, destaca.

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre é realizado desde 2005 e acontece em mais de 100 cidades de forma simultânea, por todo o planeta. O principal objetivo do evento é promover o uso dos programas, além de divulgar a área de tecnologia da informação para todos os interessados.

Ainda segundo o coordenador, o software livre é mais focado na ética e seus objetivos fornecem aos usuários liberdade de controle e alteração na execução. “O software livre ou software de código  aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição, permitindo a colaboração entre uma comunidade de desenvolvedores”, explica.

O FLISOL 2022 terá início às 9h com a palestra “Open Source: comunidade e desafios”, ministrada pela Quality Engineer da Red Hat, Priscila Gutierres. Após a palestra, às 10h30, serão realizados quatro minicursos:

“Introdução ao Git” com a Desenvolvedora de software da Hire365, Jessica Vicentini

● “Análise de Dados” com o docente da Unimar e gestor de projetos da Tray, Valmir Amancio Junior

● “Construção de Sites com ferramentas open source”, ministrada pelo Suporte de Software da Unimar, Eduardo Lázaro

● “Elaboração de uma API Restful em Golang com Gin”, ministrada pelo desenvolvedor de sites e aplicativos da 1Doc, Miguel Colombo.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destaca a liderança na área de Tecnologia da Informação dos cursos. “O FLISOL é um evento reconhecido internacionalmente e a Unimar, ao sediar esse evento, demonstra que os cursos de Tecnologia da Informação ofertados na Instituição estão na liderança e na  vanguarda dessa área na nossa região. É uma oportunidade para os nossos alunos e para toda a comunidade ter acesso a conteúdo de extrema relevância, além de se conectarem com profissionais  das maiores empresas de tecnologia do mundo”, ressalta.

As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade, inclusive para alunos do ensino médio  e técnico,  que se interessam pela área de Tecnologia da Informação. A inscrição podem ser feitas pelo link: https://oficial.unimar.br/flisol-2022-festival-latinoamericano-de-instalacao-de-software-livre/.   Mais informações acesse: www.unimar.br

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.