São vagas limitadas, com valor social, voltado a jovens a partir dos 16 anos e pessoas que desejam iniciar ou estão fazendo o processo de transição de carreira.

São vagas limitadas, com valor social, voltado a jovens a partir dos 16 anos e pessoas que desejam iniciar ou estão fazendo o processo de transição de carreira.

A Clínica de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) está com vagas abertas para o Processo de Orientação Profissional, que tem como objetivo amparar a pessoa no processo de escolha ou transição de carreira. Podem participar jovens a partir dos 16 anos. Os atendimentos possuem valor social e são realizados de forma presencial e individual.

De acordo com a coordenadora do processo de orientação profissional, a docente Elaine Cordeiro, o objetivo é tornar o processo de escolha de carreira menos estressante. “O Processo de Orientação Profissional é um projeto em que a gente trabalha junto com a pessoa, o orientando, para a escolha de uma profissão, porque às vezes ela tem dificuldade de definir o que ela gostaria de trabalhar e, também, tem pessoas que ficam na cabeça que precisam ser assertiva, porque é para um longo período, gerando uma ansiedade, e é neste processo que iremos atuar”, explica.

Ainda segundo a docente, esta descoberta se dá por meio do autoconhecimento. “Diante da personalidade de cada orientando a gente consegue fazer uma ligação com as características profissionais e, então, chegar ao resultado de uma escolha profissional. O Processo é bem dinâmico e rápido, de seis a oito sessões, em que o orientando participa ativamente com testes e exercícios para que a escolha seja assertiva”, complementa.

Podem participar do Processo de Orientação Profissional pessoas com idade a partir dos 16 anos. “A orientação profissional não é somente para quem irá fazer um vestibular, a orientação é, também, para pessoas que estão insatisfeita com a atual profissão e não sabem muito bem se o que fazem realmente traz satisfação, então ela participando do processo terá apoio para se encontrar e mudar de área”, destaca Elaine.

As sessões são realizadas na Clínica de Psicologia da Universidade de Marília pelos acadêmicos que estão no quinto ano da graduação, com a supervisão dos docentes. O Processo de Orientação Profissional tem duração de seis a oito semanas.

A acadêmica Lívia Villarrubia conta como é enriquecedor chegar ao último ano da graduação podendo apoiar as pessoas no processo de escolha profissional. “Atuar na área no último ano de graduação é muito interessante e, muito mais, é participar de um processo em que veremos a evolução de muitas pessoas e, claro, evoluir juntos. É gratificante. De certa forma, estarei fazendo parte de uma história, que às vezes não tinha para onde caminhar e estarei nesse processo, participando e sendo facilitador”.

O acadêmico Danilo Cesar de Oliveira conta sobre a felicidade de começar a colocar em prática tudo o que aprendeu nos quatro anos de graduação. “Chegamos a um momento muito esperado, que é começar a atuar na área, porque até então estávamos no processo de formação teórica com a orientação profissional, mas agora no quinto ano poderemos validar as nossas experiências. Digo, até mesmo, que é um processo de orientação profissional para nós também, para descobrirmos em qual área a gente se identifica, se é na psicologia clínica, escolar, na organização empresarial, enfim, é o momento de viver intensamente o quinto ano, uma parte fundamental da graduação, dando continuidade em nosso rumo profissional”, destaca.

O Processo de Orientação Profissional possui o valor social de R$20,00 por sessão. Para participar, basta se inscrever pelo telefone 2105-4041 ou de forma presencial na Clínica de Psicologia da Unimar, localizada no bloco 5 da Universidade de Marília.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.