E quando você acha que não há mais o que piorar, eis que o quadro te surpreende e volta o oferecer ao mariliense um cenário de pânico, medo e terror, perante ao avanço da pandemia. Os números são assustadores e disparando assustadoramente. A transformação de 31 PSF’s em unidades mistas ao invés de amenizar, acabou por provocar uma procura ainda maior e as consequentes filas que se formavam anteriormente.

Como pandemia pouca é bobagem a falta de recursos humanos também começa a pesar com um crescimento de mais de 280% dos casos de funcionários da saúde afastados. Pelo último balanço divulgado no dia 14 de janeiro, houve aumento das licenças nos hospitais. Na época, as instituições somavam 121 trabalhadores com atestado médico.

Para a nossa surpresa, segundo os dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde e pelas instituições de Marília, mais de 460 profissionais da área estão afastados de suas atividades em função de casos positivos ou suspeitos de Covid-19 ou Influenza. Esta atualização é apenas até o último sábado (22), com possibilidade de se ter ampliado no final de semana.

Dias piores virão, caso novas medidas não sejam adotadas

A situação no faz recordar o pior cenário da pandemia em agosto de 2021 quando Marília foi considerada uma as piores cidades em enfrentamento ao covid-19 em comparação com cidades do mesmo porte e até se aproximando de números de municípios maiores.

Se pegarmos por exemplo o ultimo informe divulgado ontem na cidade Bauru, uma cidade com 381.706 habitantes, constava 1.261 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Marília com seus 240 mil habitantes, já está com 990 óbitos, sendo que seis ocorreram nos últimos dois dias.

O caos já é evidente. Segundo dados oferecidos pela própria secretaria municipal de saúde, a ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) – reservados para pacientes com Covid-19 em Marília – voltou a se aproximar do colapso, com a disseminação da variante ômicron e de outras síndromes respiratórias, já chegando a uma ocupação de 87,95%.

Ao todo, Marília atinge 40.772 casos registrados com um número recorde de 4.450 pessoas aguardando resultados, mais que o dobro da cidade de Bauru que registra 2010 testes aguardando resultados. Confira as planilhas oficiais que confirmam a discrepância.

Em síntese, podemos dizer com total preocupação que o pior ainda esta por vir, caso outras medidas não sejam adotadas pela administração municipal. Em nossa patrulha matinal pela cidade foi possível constatar que já há fila de espera para leitos no PA SUL e UPA NORTE. Novamente se faz necessário que outras ações sejam tomadas, pois, se levarmos em consideração a declaração do especialistas de que o pico ocorrerá AINDA NA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO, pode-se esperar que neste ritmo novas vidas serão ceifadas e o pior, por falta de leito. ACORDO GESTOR…

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.