O setor policial esteve razoavelmente tranquilo na noite desta quarta feira e madrugada de quinta, com as ocorrências rotineiras do setor policial, no entanto, uma chamou a atenção para um fato que pode acabar chegando a um possivel abatedouro clandestino de carne.

Na realidade, o fato é que, Ladrões de gado continuam atacando propriedades rurais em Marília em número cada vez maior. Na noite que passou, os larápios romperam a cerca e invadiram uma fazenda às margens da SP-294 (na saída para Júlio Mesquita), para realizar o furto. 

Segundo relato do caseiro da propriedade, durante a madrugada os ladrões levaram 13 animais, entre vacas, bois e um touro nelore. Ele afirmou que seguiu as pegadas mas não obteve resultados nem tem suspeitos do autor ou dos autores. 

Dados do IBGE mostram que o número de cabeça de bovinos abatidos em 2018 cresceu 3,4% , atingindo 31,90 milhões de cabeças. Foi a segunda alta consecutiva na série histórica anual, após três anos de queda. O abate de suínos aumentou 2,4% e atingiu novo recorde, chegando a 44,20 milhões de cabeças. Isso sem duvida nenhuma é um grande atrativo para o mercado paralelo e clandestino.

Aquisição de couro cresce 3% em relação a 2017

Em 2018, os curtumes investigados pela Pesquisa Trimestral do Couro – aqueles que curtem pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano – declararam ter recebido 35,10 milhões de peças inteiras de couro cru bovino, uma alta de 3,0% em relação a 2017, ou mais 1,03 milhões de peças inteiras de couro, em nível nacional.

Infelizmente não há uma fiscalização suficiente para coibir o mercado clandestino e, normal alguns estabelecimentos ( açougues e casa de carnes ) comercializarem carnes de origem clandestina.

Recentemente, após receberem informações sobre o furto de doze cabeças de gado em uma fazenda na Zona Sul de Marília, no final de julho, policiais militares fizeram diligências  e localizaram os animais em uma área na mesma região. 

Após rondas realizadas, abordaram um indivíduo na região, que de pronto confessou o furto e indicou um comparsa, não encontrado.  Na casa do acusado, foram localizados ainda diversos produtos, como arreios, celas, alforges de couro, pelegos, cabrestos e equipamentos de montarias.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.