Comitê gestor de combate ao COVID-19 formado especialmente para este fim volta a se reunir na segunda feira para deliberar sobre novas medidas para a abertura no dia 1º de abril.

Apesar do decreto estadual anunciado pelo Governador João Dória e, após uma coletiva contraditória sobre a eficácia da decisão municipal, o prefeito municipal em coletiva à imprensa realizada na tarde desta sexta feira ( 27 ) anunciou a liberação da abertura do comércio e serviços não essenciais (com funcionamento de 50% da capacidade para funcionários e clientes) em Marília a partir do próximo dia 1° de abril.

A parte contraditória ficou justamente na parte jurídica, no momento em que um decreto municipal a ser publicado iria sobrepor um decreto estadual. Segundo palavras do própria prefeito, a abertura estaria atendendo ao pedido da sociedade e estaria agora mercê do estado. O decreto municipal de fechamento está em vigor desde o dia 21 deste mês e neste período, algumas empresas já estavam demitindo funcionários ou concedendo férias antecipadas.

Embora já houvesse reeditado medida neste sentido em seu próprio decreto para trabalhadores nas industrias e estabelecimentos considerados essenciais, os ônibus urbanos também voltarão a circular a partir do dia 1°, porém, com restrições para idosos e funcionamento apenas de 50% da capacidade (ônibus com metade dos passageiros e sem idosos).

Na área educacional, as escolas municipais seguem com suas aulas suspensas. Na coletiva, o prefeito anunciou que, o decreto em vigor que proibia a abertura dos estabelecimentos comerciais será revogado na próxima terça-feira (31).  Sobre as igrejas, o prefeito disse que seguirá a determinação do presidente Bolsonaro, mas com o distanciamento de 1,5 metro entre os frequentadores.

Uma palavra que chamou a atenção foi do presidente da ACIM, Adriano Martins, que chegou a citar o clamor daqueles que mais precisam; ” o que está em questão aqui, não é um CNPJ. Você pode fechar um e abrir outro. A questão são as pessoas que dependem desse CNPJ. Existem pessoas que estão vendendo o almoço para comer na janta”, declarou

Á ultima recomendação do comitê gestor criado especificamente para ações estratégicas de combate ao COVID-19 foi uso obrigatório e preventivo do uso dos equipamentos de segurança, ou seja, luvas, máscaras e álcool gel, além claro, do distanciamento de pessoas.

Na manhã de hoje, nossa reportagem percorreu algumas ruas da cidade e o vazio dos principais corredores era algo assustador. No inicio da tarde alguns manifestantes organizavam-se em um pequeno número para um buzinaço em frente ao paço municipal solicitando a abertura do comércio.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.