A noticia pegou a todos de surpresa, inclusive os próprios membros do COMUS ( Conselho Municipal de Saúde de Marília ). Após exatos 21 anos desde o seu lançamento, o Proiid ( Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar de Marília ) que já atendeu milhares de pessoas acamadas, deixará de contar com a parceria do município no atendimento aos pacientes que assim necessitam.

A iniciativa da Prefeitura teria sido anunciada em abril de 2020, ou seja, a praticamente um ano atrás, no início da pandemia e foi sacramentada na semana passada, quando, em reunião do Comus ( Conselho Municipal de Saúde de Marília ), o município manifestou a inviabilidade de firmar novo convênio com o hospital alegando como justificativa o credenciamento do programa “Melhor em Casa”, de competência da própria administração municipal.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, tentou um contato com a
 superintendente da instituição HC Famema, Drª Paloma Libânio Nunes, mas, infelizmente não obteve sucesso, porém, a assessoria de imprensa nos remeteu uma nota completa explicando a situação e garantindo que não iria parar o programa, que, no entanto, seria agora integralmente mantido pelo próprio HC, com ressalva de um limite de 20 pacientes internos do hospital para o atendimento.

FISIOTERAPIA DOMICILIAR- Centrus - Pilates - Fisioterapia
imagem meramente ilustrativa de atendimento domiciliar especializado

É impossível não justificar tal decisão pela famosa briga politica envolvendo o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e a superintendente da instituição, Paloma Libânio Nunes, historicamente uma grande aliada do deputado Vinicius Camarinha e seu pai Abelardo Camarinha. Mais uma vez, as disputas e interesses políticos ficaram acima dos interesses da população. Confira abaixo, a íntegra da nota enviada pela HC- Famema;

Esclarecemos que o Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar (PROIID) foi implantado em setembro de 1999 através da PORTARIA Nº 2.416, DE 23 DE MARÇO DE 1998 que estabeleceu requisitos para credenciamento de Hospitais e critérios para realização de internação domiciliar no SUS.

O projeto foi possível, na época, devido a parceria entre a Gestão Estadual e Municipal.

O programa tem como pressuposto básico o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar que possibilita a desospitalização do usuário com a continuidade da assistência no domicílio – na modalidade de internação – e tendo como área de abrangência a área urbana do município de Marília/SP.

Após 21 anos de parceria, o município manifestou, no dia 28 de abril p.p., em reunião do Conselho Municipal de Saúde de Marília (COMUS), a inviabilidade de firmar novo convênio com o HCFAMEMA, em decorrência do credenciamento do Programa “Melhor em Casa” pelo Município de Marília (Competência Municipal).

Reforçarmos que o PROIID é de competência Estadual, habilitado pelo Convênio SUS- HCFAMEMA, e que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de finalizar o Programa e, somente, permaneceremos com o atendimento de 20 pacientes/ leitos para pacientes exclusivos do HCFAMEMA.

O HC FAMEMA entende que o PROIID é importante aos seus usuários, pois presta atenção domiciliar ao egresso da internação hospitalar, ou ainda, àquele que demonstre necessidades de saúde de média complexidade e orienta os cuidadores para a prestação adequada de cuidados, por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Uma medida que pode reduzir o tempo de internação hospitalar, ou reinternações.

Além disso, trabalha em parceria com as equipes hospitalares, a fim de apoiar o planejamento de alta a pacientes hospitalizados com critérios de inclusão na internação domiciliar, assegurando a continuidade da assistência no domicílio, envolvendo pacientes e familiares na reabilitação.

Diante do exposto, o HCFAMEMA esclarece que permanecerá com o PROIID, mesmo que findada a parceria com o município, garantindo todo o atendimento necessário para o bom funcionamento do programa, com equipe de trabalho multiprofissional e equipamentos para manutenção do atendimento com excelência os seus pacientes.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.