A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e os cursos de Nutrição e Gastronomia, em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, lançam o programa culinário Sabores do Mundo, que visa a integração cultural através da participação de convidados, imigrantes ou refugiados, que encontraram na cidade um lar.

Segundo a coordenadora do NIPEX, Walkiria Ferrer, o objetivo é valorizar a cultura dos imigrantes e promover conhecimento aos acadêmicos da Unimar. “Unimos forças com os poderes públicos locais, objetivando a criação de um projeto de extensão para valorizar a cultura dos imigrantes presentes na cidade, por meio da culinária. Esta ação fará, também, um
intercâmbio de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a externa, fazendo com que a Unimar cumpra um dos eixos de seu tripé educacional, o da extensão. Essa troca de culturas colabora para o enriquecimento de ações de internacionalização in loco, tornando nosso campus universitário mais multicultural”, destaca.

Desde o início de sua formação, a cidade de Marília recebe pessoas das mais diferentes partes do mundo, o que foi essencial para a construção e consolidação do município, uma vez que a diversidade de culturas refletiu na pujança cultural e econômica, com resultados diretos em muitas áreas da sociedade, como qualidade de vida e educação.

Segundo o Secretário Municipal de Direitos Humanos de Marília, Wilson Alves Damasceno, é fundamental valorizar as pessoas que ajudam a construir a história da cidade. “A iniciativa é de grande importância para a integração dos imigrantes em Marília, porque valoriza a sua cultura e tradição, sendo uma forma de demonstrar nosso respeito, amor e acolhimento a todos que aqui estabeleceram seus lares. Desta forma, contribuímos com a cidadania e combate à xenofobia, enriquecendo culturalmente a história da nossa cidade que, também, é formada por
imigrantes”, destaca.

O projeto Sabores do Mundo será um programa mensal com a participação de um convidado, imigrante, para, além de compartilhar uma receita típica, falar sobre sua cultura e experiências. O primeiro programa será exibido no dia 14 de outubro e vai abordar a cultura Venezuelana, com a preparação de um prato típico.

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, a alimentação compreende-se também na expressão cultural de um grupo ou sociedade. “As preparações culinárias são, também, formas de transmissão de conhecimento entre gerações e povos. A interação do conhecimento alimentar e da gastronomia, aumentam as possibilidades de fortalecimento do vínculo social e promovem o aumento da variedade alimentar. Envolver a comunidade acadêmica, especificamente os alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia no projeto, proporciona o resgate cultural e intensifica a estratégia do equilíbrio nutricional através de uma alimentação”, ressalta.

O coordenador do curso de Gastronomia da Unimar EAD, Matheus de Carvalho Dias, destaca os benefícios que esta integração trará a todos. “O projeto é uma iniciativa muito pertinente por inserir os imigrantes, que possuem culturas diversificadas, no espaço acadêmico para compartilhar traços gastronômicos e familiares. Acredito que nossos convidados conseguirão traduzir em uma produção gastronômica, aliada a questões nutricionais, tudo aquilo que eles sentem”, destaca.

A Presidente do COMPIR, Marilis Machado, destaca sua empolgação com o projeto. “É uma grande oportunidade aprender sobre a cultura venezuelana, a sua ritualística culinária e conhecer as similaridades com os nossos hábitos. O formato do projeto é excelente, pois o aprendizado lúdico-cultural gera interesse do público na busca de conhecimento. O Conselho
acredita que, a partir disso, será possível quebrar as barreiras do preconceito e, assim, é mais fácil sensibilizar as pessoas, levando-as a ter um olhar respeitoso para com os migrantes”, conta.

O primeiro programa Sabores do Mundo será transmitido no dia 14 de outubro, a partir das 09h, no facebook oficial da Unimar, Unimar Ead e no Canal 04.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.