Em tempos de pandemia, o desemprego e a consequente queda na renda familiar ficaram ainda mais evidentes. A situação é ainda mais deprimente nas famílias que vivem em estado de miserabilidade absoluta, onde além de falta de gêneros alimentícios, convivem também com a escassez de itens básicos de higiene, entre eles, os absorventes para as adolescentes.

Segundo a pesquisa do UNFPA com a UNICEF “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

Em meio a esta realidade, três jovens Marilienses se sensibilizaram, Alyssa, Hello e Isis que, se uniram para constituir um movimento de luta em nossa cidade em prol desta causa, criando o “MOVIMENTO DELAS” com uma pauta ainda mais ampla sobre a luta e as dificuldades das mulheres no âmbito geral, porém com um foco inicial nas meninas adolescentes.

O MOVIMENTO DELAS na verdade é um PROJETO de mais de um ano no Instagram, lá elas falam muito sobre pautas sociais e políticas envolvendo as mulheres em seu dia a dia. A página nasceu de uma hashtag #exposedMarília que as meninas e mulheres usavam pra mandar relatos sobre abusos e violências que haviam vivido onde o trio procura responder anonimamente no Insta. Em alguns casos com encaminhamentos.

No meio de todo o contexto de pautas focadas em mulheres tem a pauta de pobreza menstrual, que é um realidade que precisa ser enfrentada. “Vimos a necessidade através de inúmeras pesquisas divulgadas que apontam que cerca de 25% de meninas entre 15 e a 17 anos não tem acesso a absorventes. Em nossa cidade, isto não é diferente”, relatou Isis.

A ideia é coletar doações de absorventes e recursos para a compra dos mesmos para posteriormente doa-los as meninas dentro desta faixa de idade e que se enquadrem no cenário de vulnerabilidade social. “Todo o material arrecadado será repassado para escolas públicas da cidade e para a ONG Semear que já possui um cadastro com mais de 40 meninas”, confirmou Hello .

Segundo Alyssa, inicialmente será somente uma ação piloto. “Nossa ideia é fazer um termômetro com a arrecadação e principalmente com as doações. Se o desenvolvimento for positivo e realmente a demanda assim o exigir, vamos projetar sem dúvida nenhuma, outras ações que visem auxiliar estas jovens”, comentou.

A campanha se inicia à partir da próxima segunda feira, dia 02/08 e se estenderá até o dia 20/08. Além dos pontos físicos de arrecadação, estará sendo disponibilizado também a campanha online ( já há uma conta com PIX e o dinheiro será revertido em absorventes).

Até o momento, foram definidos 6 pontos para arrecadação : o Proato da Univem , Colégio Cristo Rei, Colégio Criativo, Colégio Bezerra de Menezes, Colégio Esquema Único, Farmácia N. S. de Fátima, Farmácia Delmed e Esmeralda Shopping. Para maiores informações, basta acessar o instagram @movimentodelas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.