A exemplo do que acontece em alguns municípios da baixada santista e em Paraguaçu Paulista ( 78 quilômetros de Marília ), outras cidades estão realizando barreiras sanitárias objetivando conter a proliferação do coronavírus em suas respectivas áreas em razão do fuga dos paulistanos que “ganharam” um feriadão desde o dia de ontem, quarta feira ( 20 ).

Pelo menos quatro municípios próximos a nossa região anunciaram ontem, quarta-feira (20) que farão bloqueios nos seus principais acessos durante o “megaferiado” na capital paulista, com objetivo de impedir que moradores de São Paulo usem esses dias de folga, que buscam elevar os baixos índices de isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus, para viajar para o interior.

Bauru: mais 6 casos confirmados e nova morte descartada - Pirajuí ...

Em Brotas (100 quilômetros de Bauru), integrantes do Gabinete de Combate ao Coronavírus da prefeitura reuniram-se ontem para organizar a implantação de barreiras, que se iniciaram nesta quinta-feira (21). “Veículos com placas de outras cidades (Capital e região) serão impedidos de entrar. Petições na Justiça já foram protocoladas neste sentido”, disse o município.

Em Iacanga (50 quilômetros de Bauru), a prefeitura decidiu que, de hoje até domingo (24), uma entrada da cidade será fechada e outra, localizada na Avenida das Acácias, contará com uma barreira de saúde para medir a temperatura corporal de motoristas e passageiros de todos os veículos que chegarem. O bloqueio irá contar com a colaboração da Polícia Militar (PM).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Iacanga, as pessoas que estiverem com temperaturas elevadas serão encaminhadas para unidade da saúde e monitoradas. “Estamos tomando esta atitude por conta do feriado prolongado da cidade de São Paulo, onde podemos receber muitos de lá”, conta o prefeito Rogério Tibilô, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Em Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru), após decisão do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, a prefeitura publicou decreto determinando a implantação de barreiras sanitárias nos portais das entradas principais, pelas avenidas Gofredo Schelini e Luiz Faulin Filho, no acesso principal ao Distrito de Guarapuã e nas entradas pelas avenidas Léo Guaraldo e Piracicaba.

Os ocupantes dos veículos terão as temperaturas aferidas e, quem apresentar sintomas da Covid-19, em especial febre, será conduzido à unidade de saúde mais próxima ou ao Pronto-Socorro (PS). O veículo também será higienizado com produto químico. Quem tentar furar os bloqueios por meio de atalhos, segundo a prefeitura, poderá pagar multa de R$ 1 mil.

EDUCATIVO

Em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), a prefeitura fará bloqueio sanitário educativo nas entradas da cidade, na avenida João da Silva Nogueira e no Portal Clemente Rici. A estratégia foi definida por membros da Secretaria Municipal de Saúde, Comitê de Combate ao Coronavírus, Polícia Militar e Demutran. As ações começam na sexta-feira (22) e vão até terça-feira (26), por conta dos feriados antecipados na Capital.

Na sexta, os bloqueios acontecem das 15h às 23h e, no sábado e no domingo, das 9h às 17h. Na segunda e terça, os horários ainda não foram definidos.

Além de orientar os motoristas de carros com placas de outras cidades sobre a necessidade do isolamento social, equipes de saúde irão aferir a temperatura dos ocupantes dos veículos e realizar breve questionário para acompanhamento das Vigilâncias em Saúde e Sanitária.

Paraguaçu Paulista foi uma das primeiras adotar a medida de forma preventiva. Tupã também seguiu o modelo.

Coronavírus - Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Paraguaçu Paulista tem sido um exemplo em nossa região, por este motivo a flexibilização já esta sendo adotada graças aos números. Entre as medidas tomadas estão as barreiras fitossanitárias ( bloqueios ) para combater o coronavírus e o uso de máscaras na cidade, que é obrigatório para a população e visitantes.

As barreiras fitossanitárias nos principais acessos à cidade começam a funcionar desde o dia 4 de maio e fizeram parte de um planejamento estratégico adotado pela administração daquela cidade já visando a retomada das atividades sociais e econômicas com responsabilidade e cuidados extras no combate a propagação do coronavírus.

Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar que pessoas de outras regiões possam trazer o vírus para o município. Para fiscalizar o uso de máscaras também foram criados postos de vigilância em diversos pontos do município.

ENQUANTO ISSO EM MARÍLIA

Enquanto isso pelos lados da terrinha de Bento de Abreu, ou do Pereirinha como queiram os que gostam de contestar, por força de decreto o terminal rodoviário intermunicipal está fechado, no entanto, empresas de ônibus continuam transportando passageiros vindos de outras cidades.

Uma determinada empresa só nesta quinta feira, tinha 06 horários direto de São Paulo para Marília. Uma outra que atende cidades da região, está descarregando seus passageiros próximo à antiga rodoviária e, em ambos, sem qualquer fiscalização no desembarque. Será que esqueceram ???

Megaferiado na Capital

Conforme divulgamos, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou na última segunda-feira (18) a antecipação dos feriados de Corpus Christi (celebrado em junho) e da Consciência Negra (novembro) para esta quarta e quinta-feira (21). A sexta-feira (22) será ponto facultativo. Projeto do governo do Estado que deve ser votado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (21) pode adiantar o feriado de 9 de Julho para segunda-feira (25). Com isso, os moradores da Capital terão seis dias de feriado.

Na justiça, já foi derrubada a barreira imposta pelo governador para impedir a descida os paulistanos para a baixada santista, no entanto, sabemos que, boa parte deste pessoal virá para o interior. Sempre lembrando que, a capital é o hoje um epicentro do Covid-19.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.