Com o objetivo de reduzir os números da criminalidade com a consequente ação dos criminosos, a policia militar tem realizado operações em bairros periféricos de Marília, empregando o Policiamento Comunitário, Ronda Escolar, Rádio Patrulha, Policiamento de Trânsito, ROCAM e apoio diário e intenso do 13º BAEP por meio da Cavalaria e do Canil.

Essas ações de forma estratégica estão sendo realizados em bairros de grande contingência habitacional em um trabalho de inteligência que objetiva evitar por exemplo, o segundo roubo em um mesmo local e as frequentes infrações de trânsito como falta de documentação, motos sem placas, excesso de velocidade em vias urbanas, etc…

Outro exemplo aconteceu na noite de ontem, sexta feira (3) na Avenida João Martins Coelho, local onde ocorreu um gravíssimo acidente envolvendo uma moto que corria em alta velocidade em perímetro urbano. Momentos antes, policiais por ali estavam realizando o policiamento preventivo justamente para se evitar esse tipo de ação que expõe ao perigo, o próprio condutor e o outras pessoas. Bastou a saída do policiamento para que acontecesse lamentavelmente o acidente.

Para se ter um ideia da importância deste tipo de ação que é denominada de bloqueio, a operação na Avenida João Martins Coelho resultou na apreensão de sete veículos, e várias autuações e infrações cometidas, sendo detectadas como de praxe, descarga livre, que causa perturbação ao sossego público; pneu liso, que gera risco de acidente, consequentemente perigo de vida; uso de aparelho celular, motivo de distração ao motorista enquanto dirige e condução perigosa.

Para o Tenente Coronel Mário Sérgio Nonato, 55 anos com exatos 34 anos de serviços prestados na policia militar, essas ações garantem uma segurança maior para os munícipes em geral e serão intensificadas ainda mais com objetivo de estabelecer a chamada tolerância zero para a criminalidade e as praticas delituosas;

9º BPM/I realizou a primeira Operação Policial com drone - Tupãense Notícias

” Eu cito como exemplo uma moto sem placas, que pode cometer diversas infrações de trânsito, colocar em risco a vida do condutor e de outras pessoas e ser utilizada para roubos e delitos. É um fator super importante evitar este tipo de irregularidade. A população pode notar que não se vê em Marília moto sem placa ou motociclista sem capacete. A nossa fiscalização é intensa e se justifica porquê, se não cuidarmos a potencialização do crime será aumentada. Isto faz parte de uma de nossas estratégias de inteligência policial”, declarou o mesmo.

Além de Avenida João Martins Coelho no bairro Santa Antonieta, o efetivo também realizou uma operação nos bairros Maracá, Montana, Triste Cavichioli e se entendeu para bairros como Nova Marília, Cavalari, Universitário e outros. Novas ações serão realizadas em outros bairros, que por questão de segurança não foram divulgados. Confira abaixo o registro de alguns momentos da ação e a nota divulgada pela 9º BPMI;

NOTA DE IMPRENSA – POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA POLICIAMENTO E REALIZA OPERAÇÕES NO JARDIM MARACÁ // O 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I) desenvolve diariamente atividades de policiamento ostensivo e preventivo para a manutenção dos níveis de segurança da comunidade Mariliense. O policiamento ostensivo em cada região é realizado através de um planejamento inteligente, atendendo os critérios técnicos de indicador criminal local e de acordo com as ocorrências recebidas. Marília é uma cidade que cresceu muito e cresce a cada dia, exemplo disso é o caso do Jardim Maracá com mais de 6.000 casas o que levou a Gestão do 9º BPM/I aprimorar suas atividades direcionando um maior contingente para essa região, com foco na prevenção criminal, assim tem sido empregado o Policiamento Comunitário, Ronda Escolar, Rádio Patrulha, Policiamento de Trânsito, ROCAM e apoio diário e intenso do 13º BAEP por meio da Cavalaria e do Canil. Isso tem sido feito com inteligência policial pelo estudo dos locais de incidência criminal de tal forma que não ocorra o 2º roubo em uma mesma área tendo em vista a identificação dos infratores e as prisões resultando na segurança de todos os moradores. Também desenvolve estratégias para que os policiais tenham acesso a tecnologia embarcada, de tal forma que os infratores em situação de procura judicial sejam identificados e encaminhados para o sistema prisional e isso é um fator primordial para a prevenção criminal, além da motivação ao efetivo para que possa trabalhar melhor focado no atendimento adequado aos cidadãos. O tempo de resposta do policiamento é rápido na grande maioria dos chamados recebidos em Marília, a exemplo de solicitação de furto de veículo, as equipes normalmente localizam o carro furtado minutos após receber a comunicação do fato. Também, indivíduos contumazes no cometimento de roubos foram identificados e presos no mês de junho, interrompendo os casos. O planejamento na Policia Militar é lastreado em critérios técnicos, originados do Plano de Policiamento Inteligente e as ações originadas ulteriormente também são voltadas para a prevenção dos crimes violentos, como é o caso do Roubo, mas de um modo geral, os números nessas regiões vêm se mostrando baixos. A Imprensa tem uma importância enorme na gestão da Polícia Militar, pois recebe as informações do cidadão em tempo real e nós temos todo o interesse em saber de eventuais não conformidades para podermos aprimorar. Sempre estamos à disposição do jornalismo para o esclarecimento de dúvidas. Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo. Marília, 03 de julho de 2021. Seção de Comunicação Social da Polícia Militar – 9ºBPM/I

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.