O trabalho já caminha para o seu segundo ano, pois desde 30 de abril de 2020, o Lions tem um clube exclusivo, em Bauru, para desenvolver ações em prol das pessoas com autismo. Composto por profissionais de entidades como Apae, Sorri e Afapab, além de pais de autistas, o Lions Clube Bauru Anjo Azul foi inaugurado focando justamente não só para as necessárias ações, mas, também de conscientizar a sociedade.

De acordo com a coordenadora de Clubes de Interesses Especiais do Distrito LC-8, responsável pela formação do órgão, Jacqueline Millen de Miranda, o sétimo clube da cidade nasceu do sonho da governadora Marli Minetto. “Ao mesmo tempo, o Lions estimula a criação de instituições como esta e, em menos de 60 dias, nós conseguimos formar um grupo de 28 pessoas interessadas em trabalhar pela causa”, acrescenta.

Ainda segundo Jacqueline, o clube pretende promover palestras, melhorias no tratamento e troca de experiências entre outras instituições do tipo espalhadas pelo mundo. Haverá, ainda, rodas de conversa para auxiliar os familiares dos autistas, assim como a arrecadação de doações para as entidades apadrinhadas.

Dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos EUA, existe um caso de autismo a cada 110 pessoas. Desta forma, estima-se que o Brasil, com os seus 200 milhões de habitantes, abrigue cerca de 2 milhões de autistas.

São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros com o transtorno ainda sofrem para encontrar tratamento adequado. “Daí, a importância de um Lions Clube voltado ao assunto”, justifica.

Além de vídeos palestras, estão previstas atividades já para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dentro deste propósito desde segundo feira (28), está acontecendo a II SEMANA DO AUTISMO, patrocinada pelo Lions clube de Interesses especiais Bauru Autismo.

A primeira Palestra da semana abordou o Tema Anticapacitismo & Neurodiversidade, tendo como palestrantes, o Advogado e Procurador do Município de Bauru, Profº Eduardo Jannone e a Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação especial, mãe de Autista e Ativista, a Prof Lívia Leme.

As Lives acontecem pelo Facebook do clube sempre com início as 19:30h. Um evento maravilhoso, para ENTENDER, RESPEITAR E AMAR. As palestras ocorrerão durante toda a semana e se encerra no sábado (2), sendo que, a cada dia temas diversos estão sendo abordados.

Especialistas foram convidados para participar das lives, que abordará temas como:

  • Capacitismo
  • Educação, saúde e direitos do autista
  • Autismo na infância, adolescência e vida adulta
  • Cuidados com o autista e inclusão desse público nos esportes.
  • Caminhada solidária

No sábado (2), com ajuda de parceiros, Lions também organizou uma caminhada solidária às 8h30 no Parque Vitória Regia. As inscrições podem ser feitas diretamente com os integrantes do grupo de autismo do Lions Clube ou pela internet.

Neste sábado (2), é comemorado O Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para marcar a data muitas instituições prepararam uma programação especial para esta semana para falar sobre orientação, tratamento e, principalmente, inclusão dos autistas. Em Bauru várias instituições devem promover atividades que tem o objetivo de conscientizar sobre o autismo e promover a inclusão.

Piquenique comunitário

Também no sábado, outro grupo de Bauru vai realizar um piquenique também no Vitória Régia. O evento será das 8h às 11h. Além de caminhada, os participantes poderão participar de gincanas, jogos de mesa; e poderão concorrer a sorteios.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DA TV CÂMARA BAURU

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.