Estados Unidos, México e Canadá assinaram nesta sexta-feira, em Buenos Aires, o acordo comercial que substitui o anterior Tratado de Livre-Comércio da América do Norte, o que é considerado um triunfo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

“Este é um modelo de acordo que muda para sempre a paisagem do comércio”, declarou Trump durante a cerimônia de assinatura em Buenos Aires, à margem da cúpula do G20, em um ato que contou com a presença do presidente mexicano Enrique Peña Nieto e do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

Embora menos efusivo, Trudeau afirmou que este novo acordo resolve a ameaça representada pela “grave incerteza econômica, que teria causado maiores danos”.

Ao destacar o caráter “histórico” do tratado, Trudeau também disse a Trump que há “muito mais razões para continuar trabalhando na eliminação dos impostos sobre o aço e o alumínio entre nossos países”.

“Juntos somos mais fortes”, destacou Peña Nieto, no último dia de mandato.

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês ou T-MEC, em espanhol) foi concluído em 30 de setembro, substituiu o Nafta em vigor desde 1994.

Fonte: AFP.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.