Os três infectados estão nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Linhagem é até 33% mais transmissível. De acordo com estudos, a variante tem maior capacidade de infectar pessoas já vacinadas contra a covid-19 

O Brasil tem três casos confirmados da linhagem BA.2 da variante Ômicron. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, foram identificados dois infectados em São Paulo e um no Rio de Janeiro. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta sexta-feira (4/2), a circulação da BA.2 no país, que é até 33% mais transmissível do que a versão original BA.1.

“O Ministério da Saúde informa que o caso identificado no Rio de Janeiro não é o primeiro da subvariante no país. Outros dois casos da linhagem BA.2 da variante ômicron foram notificados pelo estado de São Paulo”, disse a pasta, por meio de nota.

De acordo com estudos, a variante tem maior capacidade de infectar pessoas já vacinadas contra a covid-19. Dados sobre a nova linhagem estão no último relatório da Rede Genômica, que congrega os laboratórios da Fiocruz e fazem sequenciamento genético. A BA.2 foi encontrada entre 3.739 amostras do vírus recolhidas no período entre 14 e 27 de janeiro.

O documento da Fiocruz apontou que a variante ômicron correspondeu a 95,9% dos genomas sequenciados em janeiro de 2022 no Brasil e foi encontrada em todas as regiões do país. Em dezembro, a taxa era de 39,4%.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.