Mais uma vez, os caminhoneiros estão ameaçando paralisar o País. A categoria se diz em “estado de greve” desde o último sábado

Após reunião neste sábado (16) no Rio de Janeiro, entidades que representam os caminhoneiros prometem fazer greve a partir de 1º de novembro caso o governo Bolsonaro não atenda uma lista de reivindicações da categoria e que incluem a redução do preço do diesel, a revisão da política de preços da Petrobras ( PETR3 e PTR4 ) e o estabelecimento do frete mínimo.

Os caminhoneiros deram o prazo de 15 dias para que o governo atenda os pedidos. O encontro teve a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava).

Em vídeo divulgado logo após o encontro, Carlos Alberto Litti Dahmer, o diretor da CNTTL, disse que os caminhoneiros estão em ‘estado de greve’ e aguardam que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, atenda a pauta de reivindicações da categoria (veja a lista completa dos pedidos abaixo).

“O Governo Bolsonaro teve o prazo de três anos para melhorar a vida do transportador autônomo e nada foi cumprido. Daremos mais 15 dias para que a nossa pauta de reivindicações, que é de conhecimento do ministro Tarcísio e do governo Bolsonaro, seja aplicada de fato para os caminhoneiros”, destaca Dahmer.

O que os caminhoneiros pedem

  • Redução do preço do diesel e revisão da política de preços da Petrobras, conhecida como Preço de Paridade de Importação (PPI)
  • Constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete;
  • Retorno da Aposentadoria Especial com 25 anos de contribuição ao INSS e a inclusão do desconto do INSS pago pelo caminhoneiro (PL2574/2021) na Lei do Documento de Transporte Eletrônico;
  • Aprovação do novo Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas (PLC 75/2018);
  • Aperfeiçoamentos na proposta do voto em trânsito no Senado.
  • Melhoria e criação de Pontos de Parada e Descanso(Lei 13.103/2015) entre outras medidas;

No mesmo vídeo, o diretor da CNTTL ressaltou que os caminhoneiros passam por “momentos de dificuldades nunca vistos e que a situação tem piorado nestes últimos três anos de desgoverno de Bolsonaro”. “Nosso chamado de paralisação tem o respaldo de 1 milhão de caminhoneiros e a sociedade virá conosco”, destaca Dahmer.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.