Apoiadores se movimentam para participar do evento, que será organizado em Brasília/DF pelo partido do atual Presidente

O Partido Liberal convocou apoiadores para participarem de um megaevento, neste domingo (27), para o anúncio da candidatura do atual presidente Jair Bolsonaro, que tentará reeleição. Caravanas em todo o Brasil devem participar da convocatória, incluindo pré-candidatos estaduais do Partido. O encontro estava marcado para o sábado, mas foi transferido para o domingo a pedido do Presidente.

A expectativa continua em torno do anúncio do vice candidato na chapa de Bolsonaro. Muitos aguardavam uma indicação do Centrão à vaga, mas deve ser confirmada a parceria com Braga Neto, atual ministro da Defesa e amigo pessoal do PR – que quer repetir a união com um representante dos militares. A expectativa é de que este seja o principal – e maior – evento pré-candidatura do PL e com tamanha infraestrutura.

A programação não foi divulgada, mas o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e os filhos de Bolsonaro estarão presentes. No último sábado (19), o PL filiou novos deputados aliados ao presidente, entre eles Eduardo Bolsonaro (SP) e Bia Kicis (DF). Desde o início da janela partidária, dezenas de apoiadores do governo ingressaram na legenda.

Polêmicas já começaram

As polêmicas sobre o evento começaram quando o filho do Presidente, Senador Flávio Bolsonaro, anunciou que o encontro será aberto ao público e que os portões do Centro de Convenções estarão abertos a partir das 7h. As campanhas eleitorais, no entanto, só estarão permitidas a partir de 16 de agosto – até lá, nem comícios nem eventos abertos são permitidos pela legislação eleitoral.

O impedimento obrigou os organizadores a declararem que o evento seria um grande movimento para filiação de interessados no Partido Liberal. Por isso, o evento está sendo chamado de “Movimento Filia Brasil”. Especialistas – e opositores – na Lei das Eleições (nº 9.504/97) já se manifestaram pelo cancelamento do encontro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve acompanhar o encontro do domingo e avaliar se haverá, ou não, ato que configure propaganda eleitoral antecipada, que é passível de multa. Reuniões com a bancada evangélica e a presença constante em inaugurações pelo Brasil na companhia da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também já foram observadas pela imprensa.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.