Um professor da Medicina da UFMG analisou um estudo italiano que associa a covid-19 à disfunção erétil

Ainda que identificada inicialmente como uma enfermidade respiratória, sabe-se hoje que a covid-19 é uma doença sistêmica que compromete diversos órgãos. Além do pulmão, a infecção pelo Sars-CoV-2 pode afetar também os sistemas cardiovascular e neurológico, além de causar danos ao fígado, aos rins, ao trato gastrointestinal e até mesmo à pele. 

Pesquisadores em todo o mundo ainda investigam as implicações do novo coronavírus no organismo, e um desses estudos alerta para possível sequela na saúde sexual masculina. Cientistas italianos e norte-americanos publicaram, em meados do ano passado, um artigo que relaciona as condições implicadas na disfunção erétil e em alterações da saúde sexual e reprodutiva dos homens com o quadro de sintomas da covid-19, sobretudo em pacientes com desfecho grave da doença.

Vasos sanguíneos e endotélio

Em vídeo enviado à TV UFMG, o urologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Augusto Barbosa Reis comenta as conclusões do artigo. A inflamação iniciada no pulmão pode comprometer os vasos sanguíneos, levar à sua obstrução e causar a formação de coágulos, provocando um quadro conhecido como coagulação intravascular disseminada, que dificulta a oxigenação no tecido pulmonar e no aparelho cardiovascular. 

O professor explica ainda que o comprometimento do endotélio, tecido responsável por regular a contração e o relaxamento dos vasos sanguíneos, também tem consequências diretas na função erétil, já que a disfunção ocorre quando o fluxo sanguíneo no pênis é afetado. O artigo também indica a baixa oxigenação sanguínea causada pelo desenvolvimento de fibroses pulmonares, o desequilíbrio dos níveis de testosterona e o estresse psicológico como fatores que associam o Sars-CoV-2 à impotência masculina.

Um estudo mais detalhado do Sars-CoV-2, afirma que realmente o vírus pode infectar tecido do pênis.

Covid-19 pode causar disfunção erétil e lesões no pênis - Olhar Digital

De acordo com um novo estudo, publicado no World Journal of Men’s Health e divulgado pela Sky News, o novo coronavírus pode infectar o tecido do pênis e potencialmente contribuir para a disfunção erétil.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores observaram a diferença na composição dos tecidos entre os homens que contraíram a doença e os que não a contraíram.

Em suma, a Covid-19 pode causar danos aos vasos sanguíneos, que por sua vez podem danificar partes do corpo, incluindo o tecido esponjoso do pênis.

Segundo o professor associado e diretor do programa de urologia reprodutiva da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, Ranjith Ramasamy, que liderou o estudo, a disfunção erétil “pode ​​ser um efeito adverso do vírus”.

O estudo concentrou-se em quatro homens em cirurgia de prótese peniana para disfunção erétil. Dois tiveram Covid-19 e ou outros dois não. Todos tinham idades entre 65 e 71 anos. Os primeiros foram infectados seis e oito meses antes das observações, um deles internado e o outro não. Nenhum tinha histórico de disfunção erétil.

Foram encontrados vestígios do vírus no tecido do pênis dos dois homens que contraíram a doença. Estudos futuros serão necessários para validar os efeitos do vírus na função sexual.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.