A ocorrência, que começou ao meio-dia desta terça-feira (24), ainda era acompanhada pela Polícia Militar até o final da tarde, com a expectativa de uma operação policial para resgatar as crianças. No entanto, elas foram encontradas já sem vida no início da noite.

O mundo realmente está de ponta cabeça. Quando pensamos que as coisas acontecem só do outro lado do mundo, como informamos à pouco sobre a chacina ocorrida no estado do Texas nos E.U.A, eis que, a poucos quilômetros de Marília uma tragédia também acabou sendo registrada com uma ocorrência que só foi concluída à poucos instantes.

Duas crianças foram mortas pelo próprio pai nesta terça-feira (24), no Jardim Santa Rita, em Taquarituba,  em episódio que ganhou as manchetes de veículos de imprensa de alcance nacional e que chocou a população da região sudoeste de SP. A cidade fica a 211 quilômetros de Marília.

As crianças, de 5 e 6 anos de idade, foram mantidas reféns pelo pai, que desde o início da tarde ameaçava abrir o botijão de gás para explodir a residência onde se encontravam.

De acordo com o tenente-coronel José Luiz Gonçalves, comandante do 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar, foram mais de cinco horas de negociação com o indivíduo. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) esteve no local durante as negociações.

Durante as horas em que o Corpo de Bombeiros esteve no local, o homem dizia que estava mantendo as meninas amarradas, mas não mostrava as crianças para a equipe.

Entretanto, dois fatores foram preponderantes para os investigadores concluírem que as meninas já se encontravam sem vida: foi solicitada prova de vida ao homem e não foi atendida, além do fato de que não havia movimentação das crianças dentro da casa, identificado com a ajuda de equipamentos que fazem a leitura corporal através das paredes.

Desta forma, no início da noite, a polícia, suspeitando de que as crianças já estavam mortas, realizou operação para a detenção do homem, que foi preso, encaminhado ao Pronto Socorro e responderá legalmente pelos crimes.

Aos jornalistas que aguardavam no local, o comandante explicou que as crianças apresentaram cortes e contusões no pescoço e tinham sinais de óbito há algumas horas. O pai estava armado com uma faca, mas não foi possível concluir se a arma foi usada nos crimes.

Entenda o caso

No início da tarde, uma equipe da Rádio Pontual FM fez uma transmissão ao vivo reportando uma residência em que um pai se trancou com as duas filhas na casa e ameaçou explodir o local abrindo o botijão de gás.

Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu se deslocaram até o lugar em um primeiro momento, assim como a mãe das crianças. Segundo o capitão da PM que estava no local no início da ocorrência, o homem aparentava ter sintomas de depressão. Ele se aproximou da janela da residência em alguns momentos, mas não foi possível uma negociação.

Movimentação no início da tarde no Jardim Santa Rita, em Taquarituba. Horas depois, reforços chegaram e o local foi isolado. (Foto: Reprodução)
Movimentação no início da tarde no Jardim Santa Rita, em Taquarituba. Horas depois, reforços chegaram e o local foi isolado. (Foto: Reprodução)

O local foi isolado devido ao perigo potencial de um grande vazamento de gás e o trânsito impedido na região durante toda a tarde, fechando as ruas próximas. Reforços policiais foram chegando ao local no decorrer das horas, bem como o helicóptero Águia da PM e caminhões de água. Ainda de acordo com a transmissão da rádio taquaritubense, havia a expectativa, até o final da tarde, de uma operação da polícia no local.

O ocorrido foi destaque no programa de José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, com participação do repórter da Rádio Pontual FM. No entanto, a polícia interrompeu o fornecimento de informações em determinado momento, o que dificultou a apuração dos veículos de imprensa ainda de tarde. Em pouco tempo, jornalistas de veículos como a TV Tem e a Rede Record também estavam no local.

Um representante da Polícia Militar explicou, pouco após às 17 horas, que ainda estava sendo tentada uma negociação. “Temos contato [com o pai], mas ainda não é satisfatório para finalizarmos a ocorrência”, disse o policial na ocasião.

Porém, com a suspeita de que as crianças já se encontravam sem vida, as equipes policiais acabaram adentrando à residência e prendendo o indivíduo, que de fato havia assassinado as filhas. A investigação prossegue.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL COM INFORMAÇÕES DO PORTAL 014

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.