Confira aqui as dicas que o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA preparou para você evitar o prejuizo.

Com a chegada das datas de maior consumo nas lojas e magazines da cidade a principal preocupação passa a ser o oportunismo dos larápios ou larápias que aproveitam a aglomeração de pessoas para agirem seja furtando mercadorias ou até mesmo os próprios clientes em verdadeiro limpa em bolsas, carteiras e celulares.


O fato se repete todos os anos e na manhã de ontem, terça feira ( 08 ), não foi diferente quando duas mulheres foram presas em flagrante após roubarem clientes dentro da loja Torra-Torra, na rua nove de julho, no centro comercial de Marília.

O fato ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando uma idosa, a senhora Maria do Carmo Nascimento, de 78 anos, residente na Zona Oeste, teve sua bolsa aberta e na sequencia subtraíram sua carteira com documentos, cartões e R$ 500 em dinheiro, quando fazia compras na loja.

Já por por volta das 11:30 horas da manhã ainda, a jovem Daniela dos Santos Ferreira, de 24 anos, residente na Zona Sul de Marília, procurou pelos seguranças do loja e relatou que sua bolsa estava aberta e furtaram sua carteira com cartões e R$ 320 em dinheiro. O fato foi registrado na CPJ de Marília ( Central de Policia Judiciária ).

O fato não é uma novidade e, a tendência é aumentar nos próximos dias em razão da chegada do dia das crianças, considerada a terceira data de maior consumo no comércio.

Furtos no comércio: Dicas para evitar

Furtos no comércio são sinônimos de dor de cabeça para qualquer empreendedor.

Seja nas grandes cidades ou nas menores, a violência urbana não para de crescer.

Tomar medidas para tornar o seu comércio mais seguro é fundamental para encarar essa realidade.

Roubos e assaltos podem causar não apenas prejuízo financeiro, mas também traumas e problemas psicológicos para os envolvidos.

Por isso, o melhor a fazer é se prevenir para preservar o seu patrimônio e a integridade dos seus funcionários.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para você.

Confira.

Furtos no comércio são resultados de oportunidade

Seus funcionários também podem ser grandes aliados na tarefa de evitar os roubos no seu comércio.

Você deve instruí-los a identificar quando alguma pessoa age de maneira suspeita e alertar os colegas de maneira discreta.

Espalhados pela loja, os funcionários poderão monitorar discretamente a movimentação, a fim de detectar possíveis atitudes suspeitas.

Prepare os funcionários

Para lidar com esse tipo de situação, é fundamental preparar os funcionários, que devem estar sempre atentos ao movimento da loja.

Evitar distrações e descuidos são fundamentais para não dar oportunidade para que o ladrão cometa o furto.

Os vendedores devem entender quais atitudes podem ser suspeitas, como clientes que observam demais a movimentação da equipe, solicitam muitos itens ao mesmo tempo ou evitam o contato visual e demonstram nervosismo, por exemplo.

Ao identificar uma situação suspeita, é preciso redobrar a atenção e se manter alerta, mas sem constranger a pessoa.

Nem toda situação suspeita significa que o cliente está querendo furtar o estabelecimento, por isso, discrição é fundamental.

Elimine os pontos cegos

Estar de olho em todos os movimentos dos clientes da loja é fundamental para evitar furtos.

Para isso, tente organizar a loja de forma que seja possível ter um bom alcance visual de todos os produtos.

Utilize espelhos para refletir os pontos cegos e garantir uma boa visualização de todas as áreas.

Evite prateleiras e expositores muito altos no meio dos corredores: deixe esses móveis nas paredes, pois eles dificultam a visão da equipe.

Também prefira deixar objetos pequenos e mais fáceis de serem furtados mais próximos ao caixa, facilitando a vigilância dos colaboradores e dificultando o ato.

Invista em vigilância eletrônica de mercadorias

Já bastante utilizada, a vigilância eletrônica de mercadoria é ideal para auxiliar na politica antifurto da loja.

Por meio desse sistema, são colocadas etiquetas nos produtos que são retiradas ou desativadas no caixa, após o pagamento.

São instalados mecanismos de segurança na saída da loja, que disparam um alarme visual e sonoro sempre que detectar a passagem de uma etiqueta ativa.

Esses mecanismos ajudam a inibir os ladrões, pois eles sabem que serão denunciados pelo alarme quando passarem pela porta.

Esteja visível para o cliente

Solicite que a equipe sempre cumprimente os clientes que entrarem no estabelecimento e façam contato visual, deixando claro que estão cientes de sua presença.

Perceber que foi notado e que está sendo observado pode desencorajar o ladrão e evitar que ocorram Furtos no comércio.

Mesmo que a pessoa opte por não ser atendida, apenas diga que está disponível para ajudá-la e fique de olho nas suas atitudes.

Caso utilize o provador, além do controle da quantidade de mercadorias, é importante perguntar se está tudo bem e se o cliente está precisando de ajuda, em caso de demora.

Além de garantir o bom atendimento ao cliente, a presença do vendedor intimida pessoas que tenham a intenção de furtar a loja.

Instale um sistema de segurança

Uma das ferramentas mais importantes para a prevenção e evitar Furtos no comércio é um sistema de câmeras de segurança.

Com a utilização de um equipamento com qualidade para captação de imagens nítidas e bem posicionadas é possível acompanhar o que está acontecendo.

Ainda, em caso de furtos, esse sistema permite identificar o autor e tomar as medidas cabíveis.

Isso significa fazer um Boletim de Ocorrência e entregando as imagens para a polícia.

Contudo, é importante lembrar que em caso de instalação de câmeras.

Os clientes devem estar cientes por meio de sinalizações claras e visíveis.

Esses avisos também ajudam a inibir o ladrão.

Finalmente, além de investir na segurança, é preciso uma boa gestão de estoque para verificar se não houve nenhuma ocorrência que passou despercebida.

Atenção com o entorno da sua loja

O ponto chave da segurança para evitar Furtos no comércio é a boa visibilidade.

Por exemplo, se for possível ter uma vitrine de vidro para a rua, tenha.

Mas não encha o interior da loja próximo a vitrine, de produtos.

O ideal é utilizar esse espaço com balcões ou exposição até um metro de altura.

Dessa forma, é possível ver as pessoas que estão passando pela calçada.

Se não for possível ter uma vitrine, mantenha a entrada da loja livre de produtos ou qualquer tipo de objeto que obstrua o caminho ou prejudique a visibilidade.

Se possível, instale aquele sensor de presença que toca uma campainha toda vez que alguém entra no estabelecimento.

Não exponha produtos na calçada ou na porta da loja, isso pode favorecer os Furtos no seu comércio.

Muitos comerciantes não resistem a tentação de expor produtos na calçada ou muito próximo a entrada da loja.

Apesar de ser um chamativo para seu cliente, da mesma forma, atrai os ladrões pela facilidade em pegar e esconder os produtos.

Outra indicação importante é a localização do espaço no terreno.

Estacionamentos na frente das lojas são ruins para a segurança.

Isso porque o comércio vai ficar mais ao fundo, prejudicando a visão externa do local.

Lembre-se de que ver e ser visto vai ajudar a prevenir e combater ações criminosas.

Localização do caixa e balcões

Outro fator importante para manter a segurança é a localização do caixa.

Não o esconda nos fundos, mas também não o deixe muito próximo da entrada.

Escolha um local com boa visibilidade da porta e para quem está do lado de fora, isso vai evitar Furtos no seu comércio.

É importante que quem esteja no caixa tenha total controle visual dos clientes.

O local indicado como melhor opção é na parede lateral mais próxima da entrada.

É importante também que o balcão do caixa não tenha muitos expositores atrapalhando a visibilidade.

A melhor opção são aqueles balcões vitrine.

Dessa forma, o cliente vê os produtos e o caixa consegue ver os clientes e todos os que entram e saem do local.

Todas essas instruções podem ser empregadas nos balcões.

O funcionário que está atendendo no balcão também deve ter uma boa visibilidade do local como um todo.

Dicas simples como essas são fundamentais para evitar a dor de cabeça dos Furtos no comércio.

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