Derrame de notas falsas teria sido detectado em estabelecimentos comerciais da zona sul e confirmado pela CEF (Caixa Econômica Federal ).

Um derrame de notas falsas de R$ 50,00 foi detectado na tarde desta quinta feira ( 04) por uma agencia da CEF ( Caixa Econômica federal ) de Marília. O alerta partiu do comerciante H. L.S, 52anos da zona sul da cidade que recebeu o comunicado de seu gerente de contas, e, que lhe enviou inclusive fotos para auxiliar na identificação da grosseira falsificação.

O aumento no número de cédulas falsas foi denunciado no final de 2019 pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA em virtude do período de festas onde, após o movimento diário, comerciantes que depositaram em bancos e tiveram as notas recusadas, causando prejuízo.

Como estamos em um período de reabertura do comércio, onde as expectativas de vendas por parte de comerciantes é imensa, muitas vezes passa-se desapercebido a ação dos bandidos que usam estrategicamente estas ocasiões para agirem. Se faz necessário uma atenção maior para que a dor de cabeça pelos prejuízos não venha a ocorrer.

Alguns bancos, como a própria Caixa Federal, já alertam os clientes para os cuidados necessários na hora que receber ou manusear dinheiro. Comerciantes da periferia também informam que já receberam dinheiro falso. Os casos são repassados para a Polícia Federal

O Banco Central recomenda recusar imediatamente a nota se você perceber que ela é falsa, até porque, mesmo que você aja de boa fé ao receber uma cédula falsa, repassá-la a outras pessoas, sabendo de sua falsidade, é crime. O Código Penal prevê multa e reclusão por períodos que podem variar entre seis meses e dois anos.

Até o momento de publicação desta matéria, nenhum boletim de ocorrência havia sido lavrado neste sentido, no entanto, não se descarta que este fato venha a ocorrer justamente na hora do depósito, portanto, todo cuidado será pouco. As notas falsas devem ser levadas a qualquer agência bancária para serem encaminhadas ao Banco Central.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.