A Polícia Militar de São Paulo recapturou até a manhã desta terça-feira 517 detentos que fugiram de quatro presídios do Estado antes da suspensão de suas saídas temporárias do regime semiaberto devido ao surto do novo coronavírus, informaram autoridades penitenciárias.

A Secretaria da Administração Penitenciária de SP (SAP-SP)alegou que a situação já está controlada, embora ainda realize um contagem para determinar o “número exato de fugitivos”. De acordo com a mídia, cerca de 1 mil presos escaparam das penitenciárias de Mongaguá, Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis na segunda-feira, um dia antes do início do isolamento.

As unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, no qual os presos têm a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e ainda têm direito a cinco saídas temporárias por ano, segundo a secretaria.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou um grande fluxo de prisioneiros fugindo de uma prisão. A Reuters não conseguiu verificar a veracidade ou a localização do vídeo.

Em nota, a SAP-SP informou que “atos de insubordinação” ocorreram nas penitenciárias antes da suspensão da saída temporária, prevista para esta terça-feira.

A instituição acrescentou que a suspensão era necessária, já que “contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”.

O Estado de SP é casa do Primeiro Comando da Capital (PCC), principal facção criminosa do país, que está se expandindo rapidamente pelo Brasil e para países vizinhos. O PCC trafica armas e drogas.

As penitenciárias superlotadas do país frequentemente são palco de rebeliões entre facções rivais.

Na Penitenciária de Marília o clima é de tensão após o anúncio das medidas. Policiais e agentes estão de prontidão.

A Penitenciária de Marília está com 1.350 presos no regime fechado e 594 no semiaberto. A princípio os detentos não acreditavam que a pandemia do coronavírus iria chegar até o interior de São Paulo. No entanto, devido ao avanço e noticia das medidas preventivas acabou alterando a aparente calma entre os detentos.

As fugas em massa ocorridas em Mongaguá e Mirandópolis e, as rebeliões em outros presídios acenderam o alerta para a uma possível ação dos detentos. Agentes penitenciários e policiais estão de prontidão no estado de alerta geral. Nossa reportagem está acompanhado a movimentação.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.