O Brasil registra 610 mortes por coronavírus desta quarta para quinta-feira, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje.

De acordo com o boletim, foram contabilizados 9.888 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o Brasil tem 135.106 casos confirmados e 9.146 óbitos de Covid-19.

Damares diz que “poucos” moradores de rua tem covid-19 porque “ninguém pega na mão deles”

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que “não são muitos” os moradores de rua infectados pela covid-19 no Brasil. Sem dar números, ela afirmou que isso ocorre porque “ninguém pega na mão deles”. “Não são muitos [contaminados]. E por que não são muitos? Ninguém pega na mão deles, ninguém abraça morador de rua. Infelizmente”.

Cientistas sugerem lockdown no país para desafogar sistemas de saúde

lockdown

Diante da escalada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, isolamento radical já foi adotado em algumas cidades da região Nordeste

Ao passo que a pandemia do novo coronavírus se agrava no Brasil, estados e municípios discutem endurecer medidas restritivas para frear a velocidade de contágio e desafogar sistemas de saúde. Como informa o jornal o Globo, pelo menos duas entidades formadas por cientistas recomendaram a adoção imediata do regime de lockdown em localidades severamente afetadas pelo surto de Covid-19.

O lockdown descreve uma medida radical de confinamento em que apenas serviços essenciais são autorizados a funcionar. A recomendação para que pessoas saiam de suas residências somente para exercer atividades fundamentais se torna uma determinação, e autoridades podem aplicar multas ou advertências para quem descumprir as regras. Isso depende da regulamentação do regime por cada estado ou município.

A Fundação Oswaldo Cruz sugeriu a adoção urgente do lockdown no estado do Rio de Janeiro. O instituto de pesquisa aponta que o regime pode evitar uma “catástrofe humana de proporções inimagináveis para um país com a dimensão do Brasil”. O estado contabiliza 13.295 casos e 1.205 mortes confirmadas em decorrência do novo coronavírus. 

Reprodução

“Nós estamos vendo hoje pessoas lotando as emergências sem vaga de CTI. E isso tende a se agravar. Infelizmente, poderemos ver pessoas morrendo em casa, sem assistência médica. Então, a hora de decretar o lockdown é agora, para tentar reduzir essa escalada”, afirmou o epidemiologista Roberto Medronho, integrante do grupo de enfrentamento.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo

Brasil registra mais de 9 mil casos e 610 mortes de coronavírus em 24 horas

Costa Rica estende o fechamento de fronteiras para estrangeiros até 15 de junho

Os turistas podem deixar o país, mas as autoridades imediatamente emitem uma proibição de reentrada durante o período da emergência nacional de coronavírus. Com o fechamento das fronteiras, o setor de turismo, um dos principais motores econômicos do país, sofrerá uma queda de pelo menos 27% este ano, segundo cálculos oficiais. O ministro da Saúde, Daniel Salas, detalhou que até quinta-feira a Costa Rica tinha 765 casos positivos e seis pessoas falecidas. A mortalidade de covid-19 no país é a mais baixa do continente, mas as autoridades pedem para não baixar a guarda. A Costa Rica não aplicou uma quarentena generalizada à sua população, mas pediu que permanecessem em casa o maior tempo possível e promoveu o teletrabalho.

Guayaquil anuncia que permanecerá com as restrições máximas até 24 de maio

A cidade equatoriana, notabilizada pelas imagens de pessoas que morreram nas ruas, é a mais atingida pelo coronavírus no país, com 8.881 infecções confirmadas. Durante esta semana, a autoridade municipal realizou mais de 1.500 testes aleatórios e os números apontam que 33% dos quase três milhões de habitantes da cidade tiveram ou têm a covid-19. No nível nacional, o Equador tem mais de 30.000 casos positivos de coronavírus e 3.359 mortes no contexto da pandemia. Destes, 1.654 tiveram um diagnóstico confirmado de coronavírus e os outros 1.705 foram listados como prováveis vítimas da covid-19.

Estados Unidos ultrapassam 75.000 mortos pela covid-19

O país, que agora se tornou o epicentro da pandemia, atingiu 75.054 mortes e mais de 1,2 milhão de casos positivos, segundo a contagem atualizada do data center da Johns Hopkins University. Do outro lado da balança, nos Estados Unidos existem quase 190.000 recuperados.

Estado de SP tem 161 novas mortes e mais 2.075 casos de coronavírus; ocupação de leitos na Grande SP é de quase 90%

Tubos guardam amostras de sangue para testes de Covid-19 — Foto: Lakruwan Wanniarachchi / AFP

No estado, taxa de ocupação de leitos é 66,9%, contra 89,6% na Grande SP. Na quarta-feira (6), a ocupação era de 86,7% na Grande SP. Estado registra 39.900 casos por Covid-19.

O estado de São Paulo chegou nesta quinta-feira (7) à marca de 3.206 mortes confirmadas pelo coronavírus e 2.075 novos casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O governador João Dória (PSDB) decretou luto oficial em todo o estado de São Paulo a partir desta quinta-feira (7).

O número de novas mortes por Covid-19 confirmados por exame laboratorial no estado de São Paulo são 161, o que representa 5% do número total de mortes no Brasil, 8.536. Os 2.075 novos casos no estado de São Paulo representam quase 7% do total no Brasil, que é de 125 mil casos.

O número total de casos no estado de São Paulo nesta quinta-feira é de 39.928. Dessas, 15.655 pessoas infectadas (39,2%) estão fora da capital, em cidades da Grande SP, interior ou litoral. Dos 645 municípios, 381 têm pelo menos um caso confirmado, com óbitos em 166 deles.

Há 9.696 pacientes internados, entre casos confirmados e suspeitos, que aguardam resultado do teste de Covid-19. Desses mais de 9 mil pacientes internados, 3.777 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 5.919 estão em enfermarias.

As UTIs do estado de São Paulo operam hoje com taxa de ocupação de 66,9%. Na Grande São Paulo, a lotação é ainda maior: 89,6% dos leitos deste tipo estão ocupados na região metropolitana, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta. Na quarta-feira (6), a ocupação era de 86,7%.

Perfil da mortalidade

Entre as vítimas fatais do coronavírus no estado, 1.874 são homens e 1.332 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, que representam 73,3% das mortes.

Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (59% dos óbitos), diabetes mellitus (43,5%), doença neurológica (11,4%), doença renal (11,1%) e pneumopatia (10,3%). Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática.

Esses fatores de risco foram identificados em 2.595 pessoas que morreram pela doença, ou 80,9% do total.

Covid-19 em SP

Só no Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Zona Sul, há 97 pacientes internados, um pouco menos de 50% de sua capacidade de 200. O Hospital de Campanha do Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, completou um mês de funcionamento. Até esta quinta-feira (7), 80,5% dos leitos do local estavam ocupados por pacientes com coronavírus.

De acordo com o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, não há fila para testes. Os dados foram informados durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Vinholi, comparou os dois picos de casos de coronavírus. O primeiro pico aconteceu no dia 22 de abril com 2.540 casos. Nesta quarta-feira (6), foi o segundo pico, com 3.800 casos, um crescimento de 50%. Segundo ele, o crescimento foi puxado pelos casos no interior.

“No primeiro pico, o número de casos no interior do estado foi de 16% e o restante na região metropolitana. No pico de ontem, os casos no interior foram de 32%. O crescimento tem se dado de forma muito aguda e acelerada.”

De acordo com Vinholi, o crescimento no interior é quatro vezes maior que na Grande São Paulo e “isolamento social consegue salvar vidas.”

“Além disso, nós conseguimos verificar também o crescimento em mais municípios do estado de São Paulo de forma mais aguda. Em março sete municípios a cada três dias, em abril esse número avançou, mas agora no final de abril e no início de maio a gente chega ao patamar de 38 cidades a cada três dias.

Para Vinholi, se esta tendência se mantiver durante o mês de maio, até o final do mês todos os municípios do estado terão sido atingidos pelo coronavírus.

“Nós estamos verificando uma aceleração nesse processo, ao mesmo tempo que as taxas de isolamento caíram no interior do estado de 52% para 47%, em média, ao longo desses últimos 15 dias. É um momento de atenção para o interior.”

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Tupã

Tupã registrou mais dois casos positivos nesta quinta-feira. Com os novos registros, a cidade contabiliza seis casos positivos, sendo uma morte. Um dos pacientes é um homem de 49 anos, que está em isolamento domiciliar, pois apresenta sintomas leves, e o outro caso confirmado é de uma mulher de 46 anos, que está internada na UTI.

Piratininga

A prefeitura de Piratininga informou nesta quinta-feita mais quatro novos casos confirmados de Covid-19. Com isso, a cidade agora soma dez pacientes com diagnóstico positivo, sendo dois deles em estado considerado grave. Três pessoas aguardam com sintomas aguardam resultado de exames.

Torrinha distribui máscaras descartáveis para moradores

Torrinha distribui máscaras descartáveis para moradores

A prefeitura de Torrinha (SP) está distribuindo gratuitamente máscara descartáveis para a população. A ação, que visa ajudar a cidade a conter o avanço do coronavírus, teve início na última sexta-feira (1º) no bairro Santa Elisa.

Segundo a prefeitura, é entregue em cada casa uma caixa com 50 máscaras descartáveis. A orientação é para essas máscaras sejam usadas quando o morador precisar sair de casa para ir a locais como supermercado, farmácia ou posto médico. A máscara tem a duração de duas horas. Torrinha tem sete casos confirmados de Covid-19.

Centro-oeste paulista tem 602 casos, sendo 37 mortes (entre parenteses)

  1. Bauru: 146 (9)
  2. Botucatu: 88 (5)
  3. Jaú: 57
  4. Sta. Cruz: 30
  5. Lins: 26 (4)
  6. Marília: 26 (1)
  7. Ourinhos: 25 (4)
  8. Assis: 22 (2)
  9. Agudos: 19 (1)
  10. São Manuel : 15 (1)
  11. Lençóis: 11 (1)
  12. Barra Bonita: 10 (1)
  13. Piratininga: 10
  14. Quatá : 10 (2)
  15. Garça: 7
  16. Igaraçu do Tietê: 7
  17. Mineiros do Tietê: 7 (1)
  18. Torrinha: 7
  19. Tupã: 6 (1)
  20. Bocaina: 5
  21. Ibirarema: 5
  22. Areiópolis: 4
  23. Ibitinga: 4 (1)
  24. Promissão: 4
  25. Anhembi: 3
  26. Cândido Mota: 3
  27. Macatuba: 3
  28. Pedrinhas: 3 (1)
  29. Pratânia: 3
  30. Bariri: 2
  31. Borborema: 2
  32. Borebi: 2
  33. Dois Córregos: 2
  34. Guaimbê: 2
  35. Itatinga: 2
  36. Paulistânia: 2
  37. Pederneiras: 2 (1)
  38. Pirajuí: 2
  39. Sta Maria da Serra: 2
  40. Álvaro de Carvalho: 1 (óbito)
  41. Arealva: 1
  42. Avaí: 1
  43. Chavantes: 1
  44. Duartina: 1
  45. Getulina: 1
  46. Herculândia: 1
  47. Iacanga: 1
  48. Palmital: 1
  49. Quintana: 1
  50. Reginópolis: 1
  51. Salto Grande: 1
  52. S. Pedro do Turvo: 1
  53. Tabatinga: 1
  54. Ubirajara: 1
  55. Uru: 1

Bauru confirma 9ª morte por coronavírus

A prefeitura de Bauru (SP) anunciou na tarde desta quinta-feira (7) que mais duas pessoas morreram na cidade por complicações da Covid-19. Com isso, a cidade que já liderava a lista de mortes pela doença no centro-oeste paulista, agora soma nove pessoas que não resistiram. A cidade tem ainda 146 casos confirmados e outros 40 que aguardam a comprovação através de exames.

Marília começa a se desestabilizar e menina de apenas 10 anos é a nova vítima do Covid-19. Casos já somam 26 contaminados pelo coronavírus.

A cidade teve a confirmação de mais uma caso positivo de Covid-19 e agora contabiliza um total de 26 pessoas com diagnóstico confirmado por exames. Outras 32 pessoas, com sintomas, aguardam confirmação por exame. Marília soma uma morte por complicações da doença e um óbito segue em investigação. Confira a íntegra do boletim 62 divulgado no final desta tarde.

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

32 casos suspeitos (aguardando resultados)
10 internados (Dois com coronavírus)
203 descartados
26 casos confirmados ***
1 óbito em investigação
1 óbito confirmado
17 casos curados

NOVOS CASOS POSITIVOS: Criança, sexo feminino, 10 anos, moradora de Marília, apresentou febre, tosse e dor de garganta, com liberação do exame positivo para COVID 19 dia 05 de maio. Criança em isolamento domiciliar.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.