A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, governos e empresas. Esse avanço impulsiona diretamente o mercado de trabalho. Pensando neste contexto, a Universidade de Marília (Unimar) lança a primeira especialização em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da região, contribuindo desta forma com a preparação de profissionais de alta performance para demandas atuais.

A pós-graduação busca preparar os profissionais para atuarem como cientistas de dados, que são especialistas responsáveis pelas análises, com habilidades para resolver problemas complexos. Nos dias atuais, as empresas estão compreendendo que o domínio sobre os dados é fundamental para que elas tenham sucesso. Os dados são, portanto, uma mina de ouro ou, como alguns chamam, o petróleo do Século XXI. Assim, os cientistas de dados serão responsáveis por extrair valor destes conjuntos de dados, para que as empresas possam ter vantagem competitiva.

De acordo com o coordenador da especialização, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, a área de Ciências de Dados tem se destacado nos últimos anos, com uma quantidade grande de oportunidades nas mais diversas áreas. “Neste contexto, profissionais com formações diversas podem entrar nesse mercado e se destacar, em especial nas áreas empresariais, Contabilidade, Administração, Humanas, Direito, Saúde, etc. Ainda segundo o professor Caio, em um mercado cada vez mais multidisciplinar e competitivo, o cientista de dados e operador de inteligência artificial (IA) atua em uma das áreas mais promissoras da década”, ressalta.

“O curso de Especialização em Ciência de Dados e Inteligência Artificial foi criado para suprir a demanda por profissionais que dominam as técnicas para trabalhar na análise de dados e na criação de soluções baseadas em inteligência artificial. Vale destacar que os alunos que desejam ingressar nessa área podem ser oriundos de cursos de graduação de tecnologia de informação ou de outras áreas do conhecimento”, complementa o coordenador.

O curso tem como objetivo preparar o profissional para atuar como cientista de dados, utilizando as principais técnicas de inteligência artificial para a realização de análises e tratamentos dos dados. Além disso, o profissional será capaz de dominar as técnicas e os algoritmos de machine learning e mineração de dados.

As aulas da primeira turma do curso devem começar em março de 2022 e, as inscrições já estão abertas através da página oficial.unimar.br/pos. O curso terá duração de 19 meses, com carga horária de 420 horas. As aulas irão acontecer quinzenalmente aos sábados das 08h às 17h. O valor do investimento será de uma parcela no valor de R$222,00 mais outras 19 no valor de R$444,00. Ex- alunos da Unimar tem desconto de 10% no valor da parcela, válido somente até data do vencimento.

Confira a matriz curricular:

  • Módulo Fundamentos
    o Fundamentos de Ciência de Dados e Inteligência de Negócios
    o Fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning
    o Estatística para Ciência de Dados
  • Módulo Programação para IA e Data Science
    o Algoritmos e técnicas de programação de IA e Data Science
    o Programação em R para IA e Data Science
  • Módulo Inteligência Artificial
    o Plataformas de IA
    o Modelos de IA e Machine Learning
    o Deep Learning
    o Processamento de Linguagem Natural
    o Visão Computacional
  • Módulo Ciência de Dados
    o Arquitetura de Dados
    o Data Discovery
    o Data Mining & Análise de Dados
    o Visualização de Dados
    o Business Intelligence
  • Projeto Final Aplicado

Para maiores informações ou para fazer a sua inscrição acesse o link : http://www.oficial.unimar.br/pos

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.