O mundo acompanha, de perto, a tensão entre Rússia e Ucrânia, que pode culminar em uma grande guerra no leste europeu. Estados Unidos são os mais interessados e, neste sábado, o presidente norte-americano Joe Biden telefonou para o presidente russo Vladimir Putin para falar sobre as consequências de um conflito.

Reunimos imagens que mostram como o clima entre Rússia e Ucrânia está explosivo. E por que o mundo teme um conflito entre essas nações. Confira logo no inicio da matéria e a explicação logo a seguir;

Foto 1 – Demonstração de força

A Rússia realizou uma movimentação militar neste sábado (12), no porto da Crimeia, região que causa principal atrito entre russos e ucranianos.

Foto 2 – Carga explosiva

Uma aeronave norte-americana prepara envio de armamentos para a Ucrânia na base aérea de Dover, em Delaware, nos Estados Unidos. Os EUA acompanham a crise de muito perto.

Foto 3 – Ensaio de guerra

Militares russos e bielorrussos fazem exercício militar em um campo de tiro de Gozhsky, em Belarus, na manhã deste sábado. Ação foi realizada para intimidar os ucranianos.

Foto 4 – Kiev mobilizada

Manifestantes gritam slogans de apoio à Ucrânia enquanto marcham atrás de uma faixa que diz “Os ucranianos resistirão” nas cores da bandeira nacional durante um comício em Kiev.

Foto 5 – Vai ter diplomacia?

O presidente dos EUA, Joe Biden, fala com o presidente russo, Vladimir Putin, por telefone, neste sábado. O presidente Biden alertou o presidente Putin no telefonema que os EUA “responderão decisivamente e impor custos rápidos e severos à Rússia” caso ela invada a Ucrânia.

Mais países pedem que cidadãos deixem a Ucrânia…

Além dos Estados Unidos, outros países como Japão, Coreia do Sul e Holanda também pediram que seus cidadãos saíssem da Ucrânia, na última 6ª feira (11.fev.2022). Em nota, o ministério das Relações Exteriores do Japão solicitou a saída imediata da Ucrânia –incluindo os cerca de 150 jornalistas. Já a Coreia do Sul, além de pedir pelo retorno, também proibiu que cidadãos viajem ao país do Leste Europeu, noticiou o jornal “Korea Herald”….

O embaixador holandês na Ucrânia, Jennes de Mol, pediu pela saída “assim que possível”. Disse que não se tratava de evacuação, mas de “escolha voluntária baseada em forte argumento”, registrou a emissora de rádio BNR. A decisão acompanha o alerta dos Estados Unidos, que pediram para que norte-americanos não viajem à Ucrânia por causa da “ação militar russa” e covid-19. Caso algum cidadão americano decida permanecer na região, deve “ter cautela” e preencher um formulário on-line do governo….

Washington autorizou a saída voluntária de funcionários da embaixada em 23 de janeiro. Segundo o comunicado, as condições de segurança na fronteira da Ucrânia com a Rússia são “imprevisíveis” e podem se “deteriorar” em pouco tempo. Em entrevista à emissora norte-americana NBC News, na 5ª feira (10.fev.2022), o presidente dos EUA, Joe Biden, instou os cidadãos a “saírem agora”. “Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente, e as coisas podem escalar rapidamente”, afirmou….

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.