Quer limpar o nome mas não sabe por onde começar? Conheça dicas de como iniciar seu planejamento e fugir das dívidas em 2021.

Mais um ano chegando por aí e, com ele, muitas questões que queremos fazer diferente, mas, a maioria delas, está totalmente relacionada ao nosso dinheiro.

Isso acontece, principalmente, quando temos algumas dívidas pendentes e precisamos limpar o nome. Concorda?

Por isso, alinhar novas metas e buscar novos recursos para atingi-las, necessita de um planejamento financeiro bem feito que demanda um bom controle das finanças.

Para comprar um carro, uma casa ou realizar uma compra grande, por exemplo, é necessário estar organizado financeiramente e com o nome limpo, para que aprovem essas compras. 

Segundo dados da Serasa, no Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas tem o nome sujo e passam por muitas implicações quando precisam solicitar um financiamento ou, até mesmo, coisas mais simples, como pedir um cartão de crédito. 

As empresas entendem que, ao ter uma pendência, essa pessoa pode se sujeitar a fazer outra, não ter condições de pagar e, consequentemente, não liberam o crédito que o consumidor precisa. 

Para te ajudar a limpar seu nome ou ainda facilitar que você ajude algum amigo ou familiar a sair das dívidas, preparamos um conteúdo especial para você!

Confira abaixo. Boa leitura!

Mas como acontece o processo de negativação da dívida?

Muitos acham que as próprias empresas de proteção ao crédito são responsáveis pelas negativações de dívidas, mas não é dessa forma que acontece. 

Quem solicita a negativação são as próprias empresas credoras, ou seja, a empresa que você deixou de pagar. 

Após receber o aviso de negativação, o consumidor tem aproximadamente 20 dias para regularizar a dívida e, se o pagamento não for efetuado neste período, a negativação é concluída. 

Com isso, o pagamento também deve ser feito diretamente para a empresa credora, para que a situação do seu nome se regularize. 

Após o pagamento, podem levar até 5 dias úteis para limpar o nome do consumidor. 

Muitas pessoas optam também pela prescrição de dívida, pois o Código Civil determina que, após 5 anos da dívida feita, a negativação não pode continuar. 

Mas esse não é o melhor caminho, até porque, mesmo após a prescrição, a dívida pode continuar na base de dados do credor, fazendo com que o consumidor fique com uma imagem ruim perante a empresa. 

Por isso, hoje serão mostradas dicas de como limpar o nome para iniciar 2021 com suas finanças organizadas e começar a pensar em suas metas. 

Dicas para limpar o nome em 2021

Consulte o seu CPF  

Muitas pessoas estão negativadas mas não sabem, então, o primeiro passo é consultar o seu CPF para saber qual é a situação do seu nome. 

Ao consultar, você saberá exatamente se tem alguma dívida e como pagá-la. 

Isso pode acontecer pois, muitas vezes, o aviso de negativação é entregue por carta em seu endereço. 

Se o endereço estiver negativado na base de dados da empresa, você pode não recebê-lo. 

Você pode realizar a consulta do seu CPF também nos sites das próprias empresas de proteção ao crédito. 

Coloque no papel as dívidas que você tem 

Antes de traçar novas metas e objetivos para 2021 e realizar novos gastos, é importante entender quais são as dívidas que você já tem – estejam elas negativadas ou não. 

Para uma dívida atrasada ser negativada é muito fácil, por isso, não deixe chegar a esse ponto. 

Então, caso você já esteja negativado, priorize o pagamento dessas dívidas para que sua situação financeira comece a se reestabelecer perante a visão das empresas credoras. 

Posteriormente, se organize para efetuar o pagamento das suas dívidas atrasadas antes de receber o aviso de negativação, pois isto não implicará em novas negativações. 

Depois de tudo regularizado, já pode começar a pensar em como não se desorganizar novamente. 

Pense no ano que passou 

Se as dívidas saíram do seu controle financeiro no ano que passou, a organização não foi feita da melhor forma.

Então, pense no que foi feito e como fazer diferente para que a situação não se repita. 

Lembre-se dos gastos que atrapalharam o seu orçamento no final do mês para saber se elas realmente eram necessárias e se aparecerão novamente. 

Ao entender isto, você conseguirá descartar despesas supérfluas ou simplesmente desnecessárias. 

Entenda quais são seus próximos gastos 

Após o pagamento das suas pendências, entenda quais são os gastos que terá futuramente e só os assuma se realmente tiver condições de pagar. 

Para isso, é importante entender quais são as suas despesas fixas e variáveis, colocar no papel a sua renda líquida mensal (descontada de impostos) e, além disso, buscar guardar uma porcentagem do seu salário para casos de emergência. 

Guarde seu dinheiro 

Quando começar a organizar o seu dinheiro, entenderá que guardar um pouco dele é muito importante.

O essencial é que tenha sempre uma parte da sua renda disponível caso aconteça algo que você não estava esperando, como um remédio em caso de doenças, um encanamento que quebrou em casa ou, até mesmo, uma manutenção necessária no carro. 

Você pode também optar por começar a investir seu dinheiro, ao invés de simplesmente guardar. 

Estude bastante e conheça plataformas de investimentos que podem te ajudar nesse processo.

Futuramente, o retorno será gratificante. 

Controle compras por impulso 

Parece que não, mas, de pouco em pouco, aquelas compras que você realiza pensando no famoso “eu mereço”, fazem muita diferença no final do mês quando colocadas na ponta do lápis. 

Quando começar a se organizar, junte todos os gastos desnecessários que você teve no mês anterior e faça contas. Certamente, a junção de todas elas resultará em um dinheiro considerável que pode até pagar uma dívida. 

E sim, você merece ter tudo que quiser, mas não deixe que isso prejudique a sua situação financeira, pois, no final, a dor de cabeça não valerá á pena. 

Conclusão

Um  novo ano é sinônimo também de novos sonhos, novos projetos e, acima disso, a vontade de fazer diferente. 

Mas a diferença depende muito de nós mesmos, então, primeiramente, é necessário entender onde começar a melhorar. 

Então, se você tem algumas dívidas atrasadas ou até mesmo precisa limpar seu nome, comece esse projeto agora mesmo. 

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou das dicas para se livrar das dívidas e limpar o nome em 2021?

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.