É comum nesta época do ano encontrar liquidações generosas em lojas de diversos segmentos do mercado. Essa é uma tendência e um esforço do empresário para atrair o cliente para o estabelecimento.


A ausência de uma data comemorativa próxima é um dos motivos para as liquidações. Neste período não temos nenhuma data comemorativa e por esta razão existe um gap entre o ‘dia dos namorados’ e o ‘dia dos pais’. Essas promoções acontecem para não deixar que os clientes parem de comprar. É um momento de muita promoção, e, que deverá ocorrer também após o dia dos pais.


Além das promoções nas lojas físicas o Jornal do Ônibus de Marília apurou que os empresários também apostam na interação com o cliente pelas redes sociais. O Consumidor não deve se assustar, pois, não é porque uma loja está vazia, que ninguém está comprando lá […] o varejo está passando por uma revolução.

Em âmbito geral, temos sido muito impactados pela tecnologia, por isso o varejista tem se reinventado e feito mais promoções, tanto na loja física, quanto na internet. Hoje, a maioria das lojas tem redes sociais ativas e elas são usadas para as campanhas, como estratégia do empresário.

Por esta razão, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, além desta versão impressa, oferece aos seus clientes e investidores um leque diferenciado utilizando as redes sociais como o Site, Wattsapp e facebook promovendo uma interação mais próxima com os consumidores com um retorno publicitário garantido.


Com a evolução tecnológica e o consequente impacto no mercado, o cliente também aparece com uma nova postura. O público hoje, está mais crítico. Os enganos nas promoções acontecem cada vez menos, porque o consumidor está cada vez mais preparado. Então o empresário também se prepara para esse consumidor mais antenado e preocupado em melhor atender o seu público.


A crise faz o consumidor reavaliar a necessidade de comprar um produto. Outro item importante é a questão da inadimplência. Segundo dados divulgados pela ACIM ( Associação Comercial e Industrial de Marília ) Atualmente, há um acumulado de quase 18 milhões de reais em calotes no comércio Mariliense, onde a grande expectativa se volta para os saques do FGTS, onde o consumidor em débito poderá pelo menos renegociar suas dívidas, afinal, sem crédito, essas pessoas ficaram impedidas de efetuar suas compras nesta reta final de ano que, como citamos promete muitas promoções conforme calendário que já divulgamos.


O Jornal do Ônibus, no entanto, lembra que alguns o consumidor deve tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas de liquidações. É bom por exemplo, ficar atento a peças do mostruário, que podem apresentar defeitos estéticos ou na qualidade do funcionamento.


Caso o estabelecimento ofereça um desconto atrativo e cientifique o consumidor deste determinado defeito, o cliente não poderá posteriormente exigir troca ou devolução da quantia paga, tendo em vista a clareza na publicidade feita pela loja.

Entretanto, deve o consumidor exigir que conste na Nota Fiscal qual defeito existente no produto, para que possa eventualmente reclamar de um outro defeito apresentado futuramente.


Outras ofertas comuns são feitas nas peças chamadas de “fora de coleção”. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a troca ou a reparação é obrigatória apenas em caso de defeito. Fazer a troca do produto por gosto, cor ou tamanho, é uma opção do estabelecimento.

O lojista não é obrigado a realizar a troca por divergência de tamanho ou cor do produto, mas na prática, a maioria das lojas acaba fazendo para fidelização do cliente.

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