Estudo realizado por site mostra maior preocupação do viajante com questões como respeito à natureza e às comunidades locais

Mudanças para garantir um futuro melhor para as próximas gerações, respeito às comunidades locais e viagens mais ecológicas e sustentáveis. Estas são algumas das principais preocupações dos viajantes brasileiros após a pandemia da Covid-19, segundo o Relatório de Viagens Sustentáveis, realizado pelo site Booking.com.

Segundo o estudo, a pandemia foi apontada como “ponto de virada para que os viajantes se comprometessem com a sustentabilidade”: quase metade dos brasileiros (47%) admitiu que as mudanças trazidas com a Covid-19 mudaram sua postura em relação não somente a viagens, mas também no dia a dia. E 78% dos brasileiros agora querem viajar mais para lugares que preservem seus tesouros.

A pesquisa ouviu mais de 29 mil viajantes em 30 países. O Brasil é o terceiro país que mais acredita que as pessoas precisam “agir agora para salvar o planeta para as gerações futuras”: 85% concordaram com a afirmação, ficando atrás apenas do Quênia (88%) e da Tailândia (87%).

Do dia a dia para a viagens

Esse pensamento fez com que muitos colocassem em prática mudanças na rotina: para 53% dos brasileiros, reciclar o lixo passou a ser prioriedade e, 50% reduziram o desperdício.

Esse comprometimento se reflete também nas viagens, diz a pesquisa. Nove em cada dez viajantes do país (89%) pretendem reduzir seu consumo de energia (por exemplo, desligando as luzes e o ar-condicionado quando não estiverem no quarto de hotel), e 85% querem usar meios de transporte mais ecológicos, como bicicletas, em vez de táxis ou carros alugados.

Após pandemia, 80% dos brasileiros querem viajar de forma mais sustentável, aponta  pesquisa - Pequenas Empresas Grandes Negócios | Diversão e turismo

Os brasileiros também são a segunda nacionalidade que mais quer reduzir o desperdício de maneira geral: 91% dos viajantes daqui, empatados com os croatas e atrás apenas dos tailandeses (94%). E 76% também estão dispostos a abrir mão de atrações e destinos populares, para não contribuírem com a superlotação.

O respeito pela comunidade local também se mostrou muito importante: para 94% dos viajantes do país, compreender outras culturas e preservar o patrimônio cultural é essencial. Em relação ao impacto econômico, mais de 90% dos brasileiros querem garantir distribuição igualitária em todos os níveis da sociedade. Nesta questão, os brasileiros e o quenianos ocupam a primeira posição, empatados.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.