Logo após a divulgação da matéria sobre mais um episódio com vacinas vencidas na cidade de Marília e outros municípios, a prefeitura municipal, através da assessoria de imprensa, procurou emitir uma nota desmentindo o fato e, afirmando que na cidade não foi aplicada nenhuma dose vencida.

Convém lembrar que desta vez, a informação foi divulgada pelo Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, o site INFOMONEY, a revista ISTO É, o Jornal CORREIO BRAZILIENSE, o Jornal O TEMPO, os sites TERRA e UOL, a revista VEJASP, os sites R7 e G1 e outros veículos considerados da GRANDE IMPRENSA NACIONAL. Confira a nota publicada em Marília contradizendo o que foi publicado;

NOTA: Marília não aplicou vacinas vencidas
A Prefeitura de Marília esclarece que nenhum mariliense recebeu doses de vacinas contra a Covid 19 vencidas em Marília.
Conforme apurado pelo Núcleo de Informações da Saúde Municipal, como em outros casos desde o início da vacinação, houveram erros de digitação de datas e migração entre sistemas do Governo Estadual para o Governo Federal o que dá entender que as mesmas estariam vencidas, mas não estão.
A Secretaria de Saúde tranquiliza e esclarece que todas as doses que são administradas em Marília passam por uma revisão rigorosa de validade para depois serem aplicadas nos pacientes.
Diretoria de Divulgação e Comunicação- Prefeitura de Marília

Botucatu avalia se terá que revacinar 5 pessoas após levantamento apontar uso de doses vencidas da AstraZeneca

Botucatu vacinou moradores com estrutura das eleições — Foto: Fernando Savioli/TV TEM

A prefeitura de Botucatu informou ao G1 nesta sexta-feira (2) que vai avaliar se terá que revacinar cinco moradores que podem ter tomado dose vencida da AstraZeneca após um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal apontar que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas no país.

O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Os dados, aos quais o G1 também teve acesso, indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina.

Em nota, a prefeitura de Botucatu informou que das oito doses supostamente vencidas apontadas no levantamento como tendo como destino a cidade, cinco foram aplicadas em pacientes da cidade.

Com isso, irão convocar os moradores e verificar a carteirinha de vacinação. A prefeitura afirma que se confirmado que a dose estava vencida, ela será repetida. Se não confirmado, o registro da data será corrigido.

A nota diz ainda que as outras três doses que aparecem no levantamento “não se encontram em registros da Secretaria Municipal de Saúde, o que pode configurar erro na digitação”.

A reportagem do G1 questionou ainda a prefeitura se as cinco doses apontadas como vencidas foram aplicadas durante estudo feito pela Unesp, em parceria com o MInistério da Saúde e a prefeitura com a vacina da AztraZeneca sobre a efetividade da imunização em massa. Porém, essa informação ainda está sendo apurada pelas autoridades de saúde do município.

Durante a pesquisa, Botucatu vacinou cerca de 82% de sua população com a primeira dose, segundo dados do Vacinômetro.

A prefeitura destaca ainda na nota que, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação de dose vencida não é prejudicial à saúde, porém pode não conferir proteção adequada contra a Covid-19, sendo orientada nova aplicação após 28 dias.

Por isso, a prefeitura explica que esses moradores serão convocados para confirmação da validade vencida da dose ou verificação de cada caso.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DO G1 E ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE MARILIA.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.