Embora tenha passado desapercebido por alguns órgãos de imprensa e por boa parte da população, o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA destacou com toda ênfase merecida no último dia 28 de maio a posse da nova comandante do batalhão da policia militar de Marília. O detalhe na troca se deu justamente pelo fato histórico e, de um momento em que muito se discute o Empoderamento feminino na sociedade.

A tenente coronel Márcia Cristina Cristal Gomes assumiu o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior em Marília nesta semana. Ela é a primeira mulher a comandar o batalhão da cidade, o que sem dúvida nenhuma é um feito histórico e, a ser comemorado pelas mulheres. Ela é Mariliense nata e tem 28 anos de carreira.

A primeira mulher a comandar o batalhão da Polícia Militar em Marília substitui o Tenente Coronel PM Mario Sergio Nonato. Com a promoção por merecimento ao posto de Tenente Coronel, Cristal, assume a função de gestora da pasta de segurança púbica em 25 municípios da região de Marília, Garça e Tupã.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é troca-no-comando.jpeg

Representante da força do gênero dentro da Corporação, que vem dando espaço à mulher desde a criação do primeiro corpo feminino da América Latina, em 1955, que foi conquistando espaço e a confiança perante a sociedade. Inicialmente as mulheres realizavam atendimentos específicos a mulheres, menores, idosos ou pessoas com deficiência, e hoje, participam do policiamento lado a lado com os homens, inclusive na função de comando.

A nova comandante tem como plano de comando dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, conforme os objetivos estratégicos do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do comando regional CPI-4, para segurança da população, especificamente Mariliense, com ações de prevenção e polícia ostensiva, e parcerias com o Poder Público Municipal e Entidades Públicas e Privadas, bem como buscar o auxílio da população na aproximação do policial militar, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, visando soluções mais abrangentes no combate à criminalidade e preservação da Ordem Pública.

Cristal, aos 19 anos viu na dedicação ao próximo sua profissão, escolhendo a carreira policial-militar. Ingressou nas fileiras da Corporação pelo portal da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1992). Atuou no 1º Batalhão de Trânsito, no atual Centro de Material Bélico da Polícia Militar, amos em São Paulo, no Policiamento Territorial: 9ºBPM/I, sediado em Marília; 32º BPM/I, sediado em Assis, 44ºBPM/I, sediado em Lins, Comando de Policiamento do Interior 10, sediado em Araçatuba.

Mestrada em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar paulista, com a seguinte titulação – Proposta de Nova Codificação de Natureza de Ocorrência relativa aos crimes de Violência Doméstica e Familiar (Lei Federal nº 11340/06 – Lei Maria da Penha) como forma de atuação policial e mecanismo de cumprimento à Lei.

Filha dos senhores José e Lázara, esposa do Marcos Paulo é mãe da Yasmin Cristal. Tem na família seu bem mais precioso.

Os Oficiais e Praças do 9º BPM/I recebem com alegria a nova comandante! Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!

DIRETO DA REDAÇÃO, COM TEXTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLICIA MILITAR.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.