Ação da Funai testa mais de 6 mil indígenas no estado de São Paulo. Na reserva de Araribá, em Avaí (SP), nove casos positivos foram detectados.

Enquanto em Marília a decisão para se realizar teste rápidos em massa com pontos estratégicos definidos previamente sequer é cogitada, em outras cidades a preocupação de seus gestores é mais entusiástica. Quando não ocorre por iniciativa própria envolvendo os recursos recebidos, os mesmos selam parcerias para esta ação preventiva.

Em Marília, a redação do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA recebe diariamente denuncias de estabelecimentos comerciais ou fábricas com casos confirmados de Covid-19, mas, que infelizmente não são divulgados e o pior, sem nenhuma ação de contenção por parte da administração.

Por um outro lado, assistimos o que acontece em nossa região. Os agentes de saúde de Arco-Íris (SP), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), vão aplicar testes de coronavírus nos 248 indígenas da aldeia Vanuíre nesta quinta-feira (27).

A testagem é uma ação da Funai em parceria com o governo do estado de São Paulo e o Instituto Butantan, que vai testar mais de 6 mil indígenas. Em Arco-Íris, não há casos confirmados da Covid-19 entre os indígenas e alguns casos suspeitos já foram descartados.

Ação da Funai testa mais de 6 mil indígenas no estado de São Paulo — Foto: TV TEM/Reprodução

No centro-oeste paulista, moradores da reserva de Araribá já passaram pelos exames, depois que uma indígena testou positivo para doença. A testagem em massa detectou nove casos positivos e os moradores infectados foram isolados.

O teste aplicado é o rápido, que tem o resultado divulgado em 15 minutos. Caso algum morador teste positivo, é submetido também ao exame RT-PCR, com análise das amostras feita por um laboratório de São Paulo.

A testagem na aldeia Vanuíre começou às 8h e deve seguir até o fim do dia, com exames aplicados nos povos indígenas Krenak e Kaingang. Até esta quinta-feira (27), Arco-Íris tinha sete casos positivos de coronavírus, sendo que todos estão curados.


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.