Devido a uma morte ocorrida no Rio de Janeiro, nota do Ministério da Saúde, diz que uso deve ser feito com avaliação de riscos e benefícios na paciente

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (10) em que orienta a suspensão do uso da vacina contra a covid-19 Astrazeneca-Fiocruz em gestantes. 

Segundo a orientação da Agência, publicada em uma nota técnica, a indicação da bula do imunizante deve ser seguida pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). A recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra o novo coronavírus no país.

Ainda conforme a Anvisa, o uso off label (em situações não previstas na bula) de vacinas só deve ser feito com avaliação individual de um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios do medicamento na paciente.

“A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, complementou a nota do Ministério da Saúde.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.