Agora já é realidade. Os trabalhadores que realizam diariamente o percurso Marília- Garça ou vice-versa para se deslocar ao trabalho, mesmo que, com tarifa reduzida, terão que pagar a tarifa de pedágio para exercer suas atividades trabalhistas. Parece incrível, mas, isto é verdade.

Progressivamente, a Concessionária Eixo SP inicia a operação de suas praças de pedágio instaladas ao longo da SP 294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), estrada que interliga Garça ao Centro do Estado e ao Oeste Paulista. Informações extraoficiais dão conta que o pedágio instalado na altura de Jafa (Km 425+700 metros) inicia operação até o final da próxima semana, aumentando o custo da viagem entre Garça e Marília. O valor para veículo de passeio estaria fixado em R$ 8,80, mas essa informação não foi confirmada oficialmente. 

Para quem não se lembra, na madrugada de quinta-feira (15), a cobrança começou nas praças instaladas em Parapuã (Km 551 + 500 metros) e Inúbia Paulista (Km 581 + 700 metros), conforme anunciamos aqui no JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA. No dia anterior, no Diário Oficial do Estado, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes publicou autorização para que começasse a cobrança.  

Como previsto em contrato, pela primeira vez no Brasil, motoristas que viajam pelas rodovias sob gestão da Eixo SP Concessionária de Rodovias terão descontos por uso contínuo. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) é a tecnologia que entrará em funcionamento também nas praças em operação desde o início da concessão, em Jaú, Dois Córregos, Brotas, Itirapina e Rio Claro

A inovação está integrada às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. Na pratica, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.

A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a tarifa mínima determinada para a Praça de Pedágio, dentro de um mesmo mês. A partir da 31ª viagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês.

Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo. Os usuários de qualquer categoria de veículo, que utilizam as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP, têm 5% de desconto no pagamento das tarifas. O benefício de 5% para veículos na categoria 1 é válido na primeira passagem no mês calendário.

A partir da segunda passagem, ocorre a inclusão automática no sistema DUF. Todas as praças de pedágio contam também com lombadas eletrônicas nas pistas automáticas e mistas. A velocidade estabelecida na região que abrange as praças é de 40 km/h.   O repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS) pela operação das praças, além da operação nos 62 municípios, prevê a injeção de R$ 2 bilhões ao longo da concessão aos cofres das prefeituras, e vivem felizes para sempre.

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