ESTÁ CONFIRMADO. A nota divulgada na última terça feira sobre uma sanitização no DAEM ( Departamento de Água e Esgoto de Marília ) abriu margem para a desconfiança de algo esta realmente acontecendo no departamento que está aberto para o atendimento ao público diariamente e, com isso recebe centenas de pessoas.

Nossa reportagem com exclusividade manteve contato com um funcionário que, com medo de perseguição e retaliações nos delatou cerca de 12 casos em setores diferentes, mas, principalmente no atendimento, situado na rua São Luis, na area central da cidade. O mesmo afirmou ter ocorrido até mesmo o caso de um servidor que teria ido a óbito.

Em meio as informações também divulgadas por uma emissora de rádio local, procuramos também ouvir o diretor geral do DAEM, Marcelo Macedo, que nos atendeu gentilmente e esclareceu o ocorrido; ” Primeiramente quero esclarecer que óbito citado ocorreu a cerca de 30 dias atrás e não tem nada ver com o quadro de hoje”, comentou inicialmente.

Em relação aos casos oficiais, eu informo que foram confirmados 4 casos e os demais estão aguardando resultados após colhidos os exames por terem apresentado sintomatologia. Os setores atingidos foram o de atendimento e da leitura e curiosamente em pessoas na faixa etária dos 30 anos. Neste sentido, nós realizamos realmente uma sanitização na terça e na quarta feira e voltamos hoje, segunda feira ( 7) ao atendimento com todos as precauções e respeitando os protocolos. Mantivemos contato com o secretário da saúde e deveremos receber as máscaras NR-95 e disponibilizamos álcool gel em todos as salas e departamentos”, acrescentou.

No que diz respeito a uma testagem em massa e ao atendimento ao público, Marcelo esclareceu; ” Foi solicitado os exames e eles serão realizados conforme os funcionários apresentarem algum sintoma. Hoje não é possível fazer uma testagem em todos os servidores do DAEM, porque realmente não há testes disponíveis. No que diz respeito ao público, nós estamos controlando a entrada de pessoas no portão de entrada, orientando e fiscalizando o distanciamento, evitando aglomerações e exigindo a máscara e demais orientações que são solicitadas no protocolo de segurança e prevenção”, declarou.

Para finalizar o diretor falou sobre as providências a serem adotadas caso sejam confirmados novos casos; ” Essa possibilidade não pode estar descartada, afinal lidamos com o público o dia inteiro, mas, caso, novos casos se confirmem tomaremos as medidas necessárias, aonde até o fechamento do departamento não está descartado”, finalizou.

Denuncia anônima de servidores aponta para surto também na central de ambulância. Fato foi confirmado.

Outro setor segundo denuncia também de funcionários, estaria passando por um surto do maldito vírus. No relato do servidor, cerca de 4 funcionários estariam contaminados no departamento que agrega a central de vagas e os serviços de transporte do município. Pela ordem seriam 2 motoristas, uma enfermeira e um ajudante de maca.

Nossa reportagem, tentou um contato com o coordenador Valdir Oliveira dos Santos, mas, infelizmente o mesmo estava em uma reunião na Santa Casa. Já o responsável pelo setor de transporte, Denilson Pereira, também nos atendeu e citou que os casos confirmados foram afastados imediatamente; ” Os servidores que testaram positivos após apresentarem sintomas, foram afastados e assim deverão permanecer por 15 dias, conforme o protocolo”, declarou o mesmo.

Sobre as medidas adotadas diante da situação o mesmo relatou; ” Talvez vocês não tenham esta informação, mas, nos já realizamos uma sanitização no local na última quarta feira e, estamos adotando todas as medidas de prevenção orientadas pelo protocolo da OMS e da secretaria da saúde”, finalizou.

A reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA continua acompanhando a situação e voltará a informar a respeito, caso venham a surgir novos casos e sejam anunciadas medidas em função do ocorrido.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.