Olá pessoal, estamos de volta !!! Nesta edição, o grande destaque é para você que muitas vezes faz o famoso “bate e volta” na sexta feira e não para para curtir uma das cidades mais ricas do mundo no cenário artístico, cultural, gastronômico dentre outros.

É claro que estou falando de São Paulo, a deliciosa “Terra da Garoa “. Muitas vezes nos deslumbramos com aqueles cenários de filmes com prédios antigos ou arquitetura avançada da cidade de Boston por exemplo, mas, muitos nem imaginam que a nossa capital possui o mesmo cenário e, até mais atrativo. O dinheiro esta curto ???? Não precisa ficar preso em casa, vá curtir São Paulo, alem de se divertir, você gastará pouco e sua familia irá enriquecer ainda mais com a cultura diferenciada que ela oferece.


A cidade é uma das cidades mais visitadas no Brasil. Seja por viajantes que chegam para realizar reuniões de negócios, por viajantes que são motivados por grandes eventos, ou ainda por aqueles que simplesmente querem conhecer uma das cidades mais importantes para a economia no nosso país.

Seja qual for a sua motivação, tenho certeza que pelo menos um final de semana você deverá reservar para conhecê-la. E para dar uma mãozinha, deixarei aqui, para você, uma sugestão de roteiro de um final de semana pela grande cidade de São Paulo. A ideia desse roteiro é trazer alguns pontos importantes do centro histórico e também de ícones da cidade.


Apesar dos três city tours conhecidos que percorrem o centro da capital ( seleção que inclui um passeio de ônibus, um de táxi e um que é feito a pé ) quero me direcionar para aqueles que saem de Marília para as compras de sexta feira. De repente, vale a pena juntar um grupo diferenciado, locar um ônibus e realizar um pacote além das compras que inclua um tour pela “Terra da Garoa “. Com isso, o passeio pode se estender um pouco mais para que além da visita, você possa apreciar São Paulo.


Em uma manhã de sábado, a primeira sugestão é tomar um café da manhã tradicional com aquele pão com manteiga na chapa e um perfumado expresso ou café com leite, para acompanhar. A sugestão é na Padaria Bella Paulista localizada na Rua Haddock Lobo.


Retornando à Av. Paulista, uma das mais importantes avenidas de São Paulo, onde você poderá apreciar um pouco dos prédios empresariais e o comércio que ali estão. Caminhe até chegar ao MASP – Museu de Artes de São Paulo. Ao longo de seu percurso estarão a Livraria Cultura, o Edifício Funcef e também o Parque Trianon.


Se nesse momento bateu aquela fome, dirija-se para o Mercado Municipal, e se pelo caminho quiser conhecer onde os paulistanos gostam de ir também para fazer umas comprinhas, sem gastar muito, chegue até ele passando pela famosa Rua 25 de Março.


Ao chegar no Mercadão, como gostamos de chama-lo, dirija-se ao piso superior. Lá encontrará alguns restaurantes e lanchonetes que vendem alguns ícones da gastronomia paulista como o famoso sanduiche de mortadela, de pernil ou ainda o tão requisitado pastel de bacalhau. Após apreciar essas iguarias, caminhe até a estação de trem da Luz. A própria construção da estação impressiona por conservar ainda traços do poder paulista no auge da chamada República do café com leite.


Se quiser apreciar um pouco mais de nossas atrações culturais, próximos a estação estão o Museu da Língua Portuguesa, interativo e super atrativo para um passeio com as crianças ou ainda a Pinacoteca do Estado, o mais antigo museu de arte da cidade, onde estão importantes obras de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e muitos outros.


Para uma saída à noite, recomendamos um dos muitos bares da Vila Madalena, que ganhou destaque especial no período da Copa do Mundo 2014, ou ainda o Bar Brahma – av. São João, 677, região central, lembrando que a empresa terá que fazer a reserva com antecedência.


No domingo, pela manhã, antes do retorno, você pode começar o dia visitando a feira popular da Praça da República. Essa feira acontece apenas aos domingos, e nela você irá encontrar peças de artesanatos, decoração, esculturas, bijuterias e algumas barraquinhas de alimentação com lanches e doces. Geralmente são os próprios artesãos e artistas que estão ali vendendo suas obras.


Em seguida, suba um pouco a Av. Ipiranga para apreciar alguns edifícios importantes que estão ali. Um deles é o Edifício Copan com um desenho diferente, curvo, projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Próximo a ele está também o Edifício Itália, na esquina da Av. Ipiranga com a Av. São Luís. Com mais de 150m de altura, esse edifício é considerado patrimônio histórico da cidade e no seu topo, servindo ainda de um espetacular mirante da cidade, está o restaurante Terraço Itália.

Para continuar o percurso do centro histórico, retorne à Praça da República, e pela Rua Vinte e Quatro de Maio, chegue ao nosso querido Teatro Municipal de São Paulo. Sua construção foi inspirada na Ópera de Paris e foi palco da Semana de Arte Moderna que aconteceu no ano de 1922. Ele é também a sede da Orquestra Sinfônica da cidade e do corpo de Ballet.

Se estiver de frente para o teatro e olhar à sua direita, poderá ver outro ponto histórico importante da cidade de São Paulo: o Viaduto do Chá. Em uma de suas pontas está o Shopping Light e na outra, o prédio da Prefeitura de São Paulo, e abaixo dele está o Vale do Anhangabaú. Este foi o primeiro viaduto construído em São Paulo. Bom, por esta edição é só, agora, junte os amigos e programe este passeio, porque vale a pena MESMOOOOO !!! Bjs e até a próxima.

Cristina de Lucchi é Jornalista, Apresentadora e colaboradora do Jornal do Ônibus de Marília, atuando como Colunista.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.