O score de crédito é muito importante para todas as pessoas e até mesmo para as empresas. É através dele que você consegue liberação para um novo cartão de crédito, para aumento de limite e até mesmo para empréstimos e financiamentos.

Se você quer conquistar alguma dessas situações citadas precisa descobrir como aumentar score. Assim, você ainda consegue saber se o seu está em um nível considerado ideal.


As empresas e instituições financeiras levam em conta esse score durante uma análise de crédito. Se aconteceu de você ter dívidas ou ter acabado de pagar uma dívida há pouco tempo pode ter o serviço negado, pois seu score não está dentro do que aquela empresa considera seguro.


O que é o score?

Score é o nome dado a uma pontuação registrada pelos órgãos de proteção ao crédito. SPC e Serasa são dois exemplos e, a partir do momento em que você passa a ter CPF e contas em seu nome, pode ser monitorado por essas instituições.

Ali fica registrado como você paga suas contas. Sempre que ocorrem atrasos ou não pagamentos seu nome vai para o Serasa e, com isso, sua pontuação cai. A finalidade do score é ajudar as empresas a determinar qual risco você oferece para elas ao te fornecerem um cartão de crédito, um empréstimo ou um financiamento.

Ou seja, resumidamente, o score é uma forma de verificar se uma pessoa tem risco alto, médio ou baixo de deixar de fazer um pagamento. Vários fatores são levados em conta e você tem como melhorar essa pontuação.
Quem se encontra entre 0 e 300 pontos é considerado dentro de alto risco de inadimplência. Os que possuem entre 301 a 700 pontos têm médio risco, e os que estão entre 701 e 1000 pontos são vistos como pessoas que apresentam baixo risco de inadimplência.


Como funciona?

É interessante saber que a análise de crédito leva em conta outros fatores, e não apenas o score. Alguns bancos consideram, inclusive, o seu histórico junto a eles, com contas-correntes e cartões de crédito.

Para ser feita a análise são verificados seus documentos, o histórico junto à instituição financeira, a análise do score e se o que você solicita está dentro do seu perfil.

Já o score leva em conta suas dívidas pagas, o que está em atraso, se você já esteve negativado, solicitações de crédito e até como é sua relação com as empresas de crédito (por exemplo, se você tentou renegociar a dívida em vez de ficar apenas no rotativo e se quitou-a por completo). Vale comentar que alguns comportamentos contribuem para baixar seu score, como:

● Não pagar contas em dia todos os meses;
● Solicitar muitos cartões de crédito;
● Não ter contas no seu nome;
● Solicitar aumento do limite (valor muito exagerado);

Quer dicas sobre como aumentar seu score de crédito? Primeiro, você precisa entender que, por ser um currículo financeiro, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato. É preciso ter um pouquinho de paciência, ok?

Além disso, ter uma boa pontuação não é garantia de aprovação imediata do crédito. As empresas possuem seus próprios critérios de análise. E podem não consultar o score de crédito do consumidor na hora de oferecer crédito a ele. Mas o fato é: uma boa pontuação pode ajudar a conseguir de forma mais fácil aquele financiamento tão desejado.

07 DICAS DE COMO AUMENTAR SEU SCORE

1) Limpe seu nome
Para aumentar o score, limpar o nome é fundamental. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade.

Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro. Aqui, a gente explica como limpar o nome na Serasa.

Além disso, aqui no Ensina, a gente tem um monte de dica simples de como organizar suas finanças. Assim, você saberá quanto dinheiro tem para pagar suas dívidas. Também temos boas dicas sobre como se preparar para negociar dívidas.

Mas você limpou seu nome recentemente e seu score ainda não subiu? Calma. Como você teve dívidas e regularizou recentemente, agora mantenha a pontualidade nos próximos meses. Você precisa mostrar que seu comportamento mudou e que a sua pontualidade é permanente.

Quanto mais tempo você mantiver esse novo comportamento, de pagar em dia suas contas, melhor. Assim, nos próximos meses, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito para você.


2) Atualize seus dados na Serasa
Essa é fácil. Basta manter seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.


Não esqueça: comunique também a Serasa sempre que alterar alguma dessas informações. Não quer atualizar os dados online? Dá para ir em uma agência também. Encontre uma agência Serasa perto de você.


3) Pague suas contas em dia
Se puder, inclua todas as contas no débito automático. Basta solicitar às empresas de energia elétrica, telefonia e gás. Hoje a maioria das empresas já oferece essa facilidade. Assim você não corre o risco de esquecer uma conta e ter seu nome negativado por conta deste descuido.

4 – Tenha contas em seu nome
Ter contas no seu nome ajuda a subir o seu score junto aos órgãos de proteção de crédito. Se você tem mais de 18 anos e já possui renda própria, comece a colocar algumas contas em seu nome. Pode ser o telefone, a internet ou a conta de água.

Depois, quando receber a liberação de cartão de crédito, você terá mais essas contas em seu nome. Se tudo vem sendo pago em dia, Serasa e SPC conseguem ter uma visão mais clara do seu perfil de pagamentos e assim, aumentam, sua pontuação.


5 – Cartões de crédito
Cuidado com o excesso de cartões de crédito. Quem solicita muitos acaba perdendo pontos em seu score. O aumento de limite também não é uma boa ideia. O indicado é deixar que o próprio banco ou empresa responsável pelo cartão decida por aumentar o seu limite ou te fornecer um cartão.

Ainda assim, se você já possui um cartão com bom limite vale a pena recusar o novo que foi concedido. É melhor investir para aumentar sua pontuação e conseguir mais limite dado pelo cartão do que aceitar vários cartões apenas para ter um limite total maior na soma de todos.

O excesso de pedidos de cartões e aumento de limite também baixa seu score, como uma forma de segurança, caso seus dados tenham sido roubados e uma pessoa mal-intencionada esteja envolvida nessas solicitações. Com o score baixo, as instituições financeiras negam os pedidos de cartão e, assim, é evitada uma fraude.

Se foi você quem solicitou um novo cartão ou aumento de limite, espere, no mínimo, seis meses para tentar novamente.

6 – CPF
Consultas frequentes ao seu CPF baixam sua pontuação junto ao Serasa e SPC. Fonte da imagem: impostoderenda.net.
Seu CPF está vinculado a todas as suas compras e contas. Cada vez que você solicita empréstimos, aumento de limite e até um novo cartão de crédito, as empresas fazem uma consulta de crédito do seu CPF.

Para Serasa e SPC, alguém que é consultado com muita frequência e por muitas empresas é visto como uma pessoa que está passando por uma instabilidade financeira. E, se suas finanças não vão assim tão bem, há indícios de que você tem risco mais alto de ficar inadimplente.

Evite o problema, solicitando crédito ou empréstimos apenas se for realmente necessário. Por exemplo, se você vai comprar algo, em vez de fazer o cartão da loja – que geralmente é administrado por uma instituição financeira –, realize o pagamento com o cartão de crédito que você já tem.

Mesmo que existam vantagens de pagamentos no cartão da loja, é mais indicado manter seu CPF sem consultas e seu score alto. Sem contar que fazer mais um cartão entra também nas situações que baixam seus pontos, como você viu no tópico anterior.

Cada empresa que consulta seu CPF na Serasa ou SPC fica registrada por 90 dias. Então, muitas consultas em um curto período de tempo prejudicam seu score.

7 – Bancos
Manter um bom relacionamento com o banco aumenta sua pontuação com a instituição financeira e com os órgãos de proteção ao crédito.

Procure manter um bom score junto ao banco com o qual você trabalha. Se você tem um bom relacionamento com a instituição financeira, sua pontuação tende a subir, já que a empresa repassa ao Serasa que você é um bom pagador.

Invista em conta-corrente, cartão de crédito e produtos de um mesmo banco. Mantenha esse relacionamento e sempre cuide para que tudo fique em dia. Como você já sabe, os bancos têm sua própria pontuação para análise de crédito e se você sempre busca pelo mesmo, para tudo o que precisa, é natural que seus pontos fiquem sempre positivos.

Se você tem um bom relacionamento com seu banco, ele não necessita fazer consultas frequentes ao SPC ou Serasa, e seu score junto a esses órgãos se mantém entre risco médio ou baixo. Agora você já sabe quais são as dicas de como aumentar score de crédito. Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Você sabia?
Agora com o Serasa Antifraude, você consegue monitorar 24h por dia seu Score e ser notificado caso ocorra alguma mudança. Assim ficou mais fácil de acompanhar sua pontuação, acesse e escolha o melhor plano para você no site: www.serasaantifraude.com.br

Dica bônus: é possível pagar para aumentar o Score?
Não! Golpistas oferecem esse tipo de serviço, mas isso não é possível. Não acredite em quem diz que pode aumentar seu Score.
Viu como é simples? Agora que você descobriu como aumentar seu score de crédito comece a melhorar sua pontuação.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.