A taxa de letalidade segue em 6,4%; este é o terceiro dia seguido com menos de 200 óbitos registrados.

[Atualização] O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quarta-feira (22), o número de casos confirmados e mortos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, são 2.906 óbitos registrados e 45.757 casos confirmados. A taxa de letalidade da doença é de 6,4%.

O estado de São Paulo segue como o mais afetado em números absolutos, concentrando 15.914 casos e 1.134 mortes até o momento. No entanto, nos últimos dias a situação do Amazonas se tornou mais crítica. Devido ao crescimento do número de casos, 2.479 no total, houve um colapso do sistema de saúde. Por esse motivo, não há leitos para tratar novos pacientes. As mortes no estado já somam 207.

Reprodução

Quarentena estendida

A fim de conter o avanço da doença, o governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado até o dia 10 de maio. Segundo o governador João Doria, “Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade ou área do estado de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir”, afirmou.

Últimas notícias sobre o coronavírus no mundo

Situação no mundo

O novo coronavírus já infectou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas cinco meses depois de ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de pessoas mortas pela doença superou a marca de 178 mil mundialmente. Mais de 693 mil pessoas se recuperaram da doença.

Nova York excede 15.000 mortes por coronavírus

O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, informou que outras 474 mortes foram registradas nas últimas 24 horas, o que representa uma pequena recuperação em relação ao dia anterior e coloca o número total de mortes em 15.302. No entanto, ele destacou em sua entrevista coletiva que este é o terceiro dia consecutivo em que o número diário de mortes é inferior a 500, uma indicação de que o surto está se estabilizando após dias em que o número esteve acima de 700. Ele também destacou que o número de pacientes internados em hospitais diminuiu pelo nono dia seguido.

3.370 novos casos em 24 horas na Itália

A Itália chega ao número de 187.327 casos confirmados desde o início da pandemia. De ontem para hoje, foram 437 mortos, que totalizam 25.085 falecidos no total.

Governo espanhol permite que as crianças até 14 anos saiam de casa acompanhadas por adulto

O ministro da Saúde, Salvador Illa, anunciou nesta terça-feira que a partir de domingo, 26 de abril, as crianças até 14 anos têm a permissão para ir às ruas e fazer passeios curtos, desde que acompanhadas por um adulto. A medida do Governo alivia a situação de 6,8 milhões de crianças que estavam há cinco semanas no regime de quarentena mais restrito do mundo. 

Reino Unido com 763 mortos desde ontem

O Governo britânico registra 763 mortos pelo novo coronavírus desde ontem, levando em conta apenas o número dos hospitais. Já são 18.100 falecidos pela doença durante a pandemia que, segundo os especialistas, está no seu pico no país. Ao todo, 133.495 foram infectados no Reino Unido, segundo dados do Ministério da Saúde.

Mortes por coronavírus chegam a 1.134 em São Paulo; estado tem 15.914 casos confirmados

Testes para Covid-19 em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo subiu para 1.134 pessoas nesta quarta-feira (22), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já são 15.914 casos confirmados da doença no estado. Nas últimas 24 horas foram 141 novas mortes e 529 novos casos confirmados da doença nos municípios paulistas.

No estado, 241 municípios têm pelo menos um caso confirmado da doença e 100 cidades já registraram pelo menos uma morte. Sete deles possuem mais que dez óbitos (Guarulhos, Osasco, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba), sendo a maior concentração na capital, com 778 mortes.

A taxa geral de ocupação nas UTI’s do estado é de 55, 3% .Na enfermaria, é de 63%. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação em UTIs é de 73,7% e nas enfermarias é de 63%.

Vários hospitais de referência já estão com o sistema sobrecarregado. A taxa de ocupação das UTIs dos hospitais mais procurados na capital varia de 60%, percentual registrado no Hospital Geral da Itapevi, a 93%, valor verificado na UTI do Hospital Emílio Ribas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de 6 mil pacientes, suspeitos e confirmados, internados em UTI e enfermarias de hospitais de São Paulo.

Perfil das vítimas

Entre as vítimas que morreram por Covid-19, estão 665 homens e 469 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 78,3% das mortes.

A maioria das mortes continua associada a fatores de risco, as chamadas comorbidades, em linguagem técnica. Entre esses fatores de risco que causaram mais mortes de pacientes estão as cardiopatias, diabetes, pneumopatia, doença neurológica e doenças renais.

Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática, informaram as autoridades sanitárias.

Profissionais afastados

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou nesta terça que 3.336 profissionais de saúde já foram afastados por apresentarem sintomas do coronavírus na rede pública da capital paulista. Desse total, 532 profissionais testaram positivo, sendo que 12 morreram.

A rede básica de saúde da capital paulista conta atualmente como 59.364 profissionais, enquanto a rede de hospitais tem 17.972 funcionários trabalhando na linha de frente contra o coronavírus.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Anhembi registra primeiro caso de Covid-19

A cidade de Anhembi confirmou nesta quarta-feira (22), o primeiro caso de Covid-19. Segundo a prefeitura, o caso está sendo acompanhado de perto pela equipe de Saúde, que segue todas as recomendações para casos positivos, a principal o isolamento social.

A prefeitura não deu detalhes sobre o paciente que testou positivo. Além desse caso confirmado, Anhembi monitora um caso suspeito e outros foram descartados.

Primeira morte confirmada em Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras divulgou a primeira morte por COVID-19. A vítima é um homem de 76 anos que estava internado no Hospital Estadual de Bauru.

Segundo informações do boletim epidemiológico, o idoso foi diagnosticado com a doença no dia 16 de abril.

Assis registra segunda morte por Covid-19

A Prefeitura de Assis (SP) divulgou nesta quarta-feira (22) a confirmação da segunda morte por coronavírus na cidade.

Segundo a prefeitura, o homem de 55 anos estava internado em um hospital particular da cidade e morreu no dia 8 de abril.

A assessoria confirmou que se trata do funcionário de uma agência bancária de Assis, que foi fechada no dia 23 de março depois que o trabalhador apresentou suspeita da doença. A unidade já foi reaberta.

Bauru confirma sexta morte por coronavírus

Foi confirmada a sexta morte por coronavírus em Bauru. A vítima é um homem de 77 anos que teve os primeiros sintomas, como falta de ar, tosse e febre, no dia 16 de março.

Ele morreu no dia 25 de março e tinha comorbidades associadas, como cardiopatia e hipertensão.

Marília divulga quadro regressivo e com cenário que não justifica quarentena.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou no final da tarde desta quarta feira (22) um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Este é o informe de número 46 e conota claramente uma situação tranquila na cidade em relação a outros municípios não justificando a quarentena. Confira;

66 casos suspeitos (aguardando resultados)

5 internados

91 descartados

11 casos confirmados

1 óbitos em investigação

1 óbito confirmado

9 casos curados

Obs: Após o resultado positivo para Covid-19, a Vigilância Epidemiológica inicia o monitoramento com o paciente infectado. O recomendado são 15 dias, porém a Vigilância, por precaução, monitora 21 dias os pacientes.
Dos onze pacientes infectados, nove já cumpriram a quarentena e evoluíram bem em relação aos sintomas, não apresentam comprometimentos à saúde, ou seja, curados. Um paciente está no final da quarentena, porém não apresenta mais sintomas. E apenas uma pessoa evoluiu para óbito como já informado.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.