Atleta do Benfica, de Portugal, o mariliense João Vítor de Oliveira, o “João da Barreira”, foi campeão nacional dos 110 metros com barreiras e ajudou seu clube a conquistar o décimo título geral de atletismo, no último fim de semana (dias 15 e 16 de agosto), em Lisboa.

Ele venceu sua prova com o tempo de 14 segundos e 17 centésimos. Não é uma marca muito expressiva, só que é uma competição que somente o clube pontua. Por isso fiz uma corrida mais tática, para garantir a vitória”, explicou.

Nos dias 8 e 9, João Vitor foi campeão do Campeonato Português Individual dos 110 metros com barreiras, com o tempo de 14s09. “Essa conquista teve um sabor muito especial. Apesar de ter sido meu tricampeonato consecutivo (2018 e 2019), foi a primeira vez que pude subir ao pódio para receber a medalha, pois agora sou naturalizado português”, ressaltou o atleta.

A próxima competição do mariliense é no dia 8 de setembro, em Dessau, na Alemanha. Ele já está em ritmo de preparação para conseguir vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. “A preparação está sendo muito boa e estou super confiante, trabalhando bem. Aproveitei esse período de pandemia para fazer alguns testes (mudanças de treinos). Algumas coisas deram certas e outras não, então resolvemos manter o que estávamos fazendo antes”.

A vaga para as Olimpíadas podem ser adquiridas de duas maneiras. A primeira é obtendo o índice de 13s30 e a segunda por pontuação. Os índices só passam a valer depois do dia 5 de dezembro. Foco é o ano que vem para tentar fazer o índice ou classificar por pontos.

A Federação Internacional espera que a metade das vagas seja ocupada por essa marca. A outra metade eles esperam completar pelo ranking de pontuação, que vai funcionar da seguinte maneira. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, João Vítor de Oliveira foi semifinalista dos 110 metros com barreiras.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.