A manchete assusta, porém, o seu objetivo não é explorar de forma sensacionalista uma informação tão importante e, que na realidade objetiva alarmar a todos para os devidos cuidados antissépticos.

Se todos se recordarem há pouco mais de 60 dias estávamos informando um vírus que surgiu na China, com o passar dos dias, os focos foram se alastrando pela Ásia, Europa, Estados Unidos chegando ao nosso País.

Apesar das pesquisas, os cientistas ainda não divulgaram com precisão a forma de ação do vírus e tampouco houve a descoberta de algo que se possa combater ou imunizar, por esta razão, se faz necessário uma conscientização por parte de todos no que diz respeito a parte preventiva constantemente divulgado pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

Na tarde de ontem, sexta-feira (28 ), dois munícipes garcenses foram atendidos na rede municipal de saúde apresentando sinais e sintomas de alerta como febre, tosse, falta de ar e cansaço. Ambos chegaram de viagens ao exterior a poucos dias e imediatamente acionaram o dispositivo já orientado pela Ministério da Saúde.

Devido a gravidade, a Secretaria Municipal de Saúde – da Prefeitura de Garça (30 km de Marília ) divulgou na manhã deste sábado, 29, nota referente a dois casos suspeitos de corona vírus – COVID-19 – em Garça. Confira a íntegra da nota:

“Na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, dois munícipes garcenses foram atendidos na rede municipal de saúde apresentando sinais e sintomas de alerta como febre, tosse, falta de ar e cansaço. Ambos chegaram de viagens ao exterior a poucos dias.

O primeiro caso suspeito é uma mulher de 66 anos de idade que viajou para a Itália no dia 22 de janeiro e visitou as cidades de Roma, Bérgamo, Zógno e Milão, e chegou de volta ao Brasil no dia 29 de janeiro. Seus sinais e sintomas começaram no dia 08 de fevereiro com febre, tosse e falta de ar.

O segundo caso suspeito é um homem de 21 anos de idade que também viajou para a Itália no dia 22 de dezembro de 2019. Esta pessoa permaneceu naquele país por quase 60 dias nas cidades de Pádua e Veneza. Na volta ao Brasil fez conexão em Roma, na Itália, e Lisboa, em Portugal, chegando em território brasileiro no dia 21 de fevereiro. Logo na chegada já apresentava febre e tosse.

Ambos foram avaliados na UPA 24 horas de Garça de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, e toda a equipe que estava trabalhando naquele momento cumpriu todas as determinações do protocolo. A GVE – Gerência de Vigilância Epidemiológica – da Regional de Saúde IX de Marília foi acionada e prontamente cumpriu o protocolo no contato e tomada de decisão frente à Secretaria Estadual de Saúde.

As amostras biológicas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de onde aguardamos o resultado das análises. Frente à esta situação, os dois garcenses foram notificados como casos suspeitos de COVID-19 e estão isolados. O homem em isolamento domiciliar e a mulher está sob observação em quarto de isolamento no HSL – Hospital São Lucas -, devido a outras comorbidades prévias.

Importante ressaltar que ambos estão sendo assistidos diariamente pelas equipes do HSL e vigilância epidemiológica da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.

A noticia deixou a população da cidade de Garça apreensiva e as autoridades da área da saúde do município estão mobilizadas e prestando todas as orientações necessárias.

Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil. Paciente é de São Paulo e passou pela Itália.

Teste de laboratório mostra resultado positivo para novo coronavírus Covid-19

O Ministério da Saúde (MS) informou na tarde deste sábado (29) que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus no país. Pelo Twitter, a pasta disse hoje que o paciente infectado também é de São Paul e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado, como o primeiro divulgado. De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Brasil.

Mais cedo, o ministério informou também hoje que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2). Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. “A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença”, disse o MS.

Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.

“A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde”, explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.

Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.

*matéria ampliada às 18h15

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL E DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.