No mesmo mês, a empresa de segurança digital registrou uma média de quase 36 mil bloqueios por dia e 25 tentativas de fraudes por segundo no Brasil   Rio – A PSafe, empresa de segurança digital, registrou, em fevereiro, um aumento de 100% de tentativas de golpes virtuais financeiros em relação ao mês anterior no Brasil. Apesar de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, no mês de fevereiro foram registrados mais de um milhão de bloqueios deste tipo de golpe. O número é 100% superior ao registrado em janeiro, quando foram contabilizadas pouco mais de 510 mil tentativas.

“No mês de fevereiro registramos o correspondente a uma média de quase 36 mil bloqueios por dia e 25 tentativas de golpes financeiros por segundo no Brasil. O número impressiona também porque, se compararmos com fevereiro de 2021, houve o mesmo crescimento, de 100%, quando foram registrados cerca de 529 mil bloqueios”, enfatiza o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Em 2021, o phishing bancário foi o terceiro principal tema mais explorado por cibercriminosos em golpes de phishing no Brasil, com mais de 4,5 milhões de detecções, ficando atrás apenas de phishing genérico e falsas premiações.

“Um dos motivos para esse crescimento pode ser que temos notado um aumento em phishing oferecendo Pix temáticos, como carnaval, e também por causa do Valores a Receber, do Banco Central. Até a primeira quinzena de março, já havíamos identificado mais de 20 sites utilizando o nome do Valores a Receber para aplicarem golpes, sendo que um deles já teria feito mais de 664 mil vítimas*, segundo nossa projeção”, destaca Emilio Simoni. O que são phishings bancários?

As mensagens com os golpes bancários geralmente são disseminadas por meio de aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mail. Podem conter diversas mensagens: oferecendo cartão de crédito com limite alto, retorno de Pix, falsa atualização de cadastro no banco, site falso de e-commerce que rouba dados (inclusive do cartão de crédito), entre outros.

Como são sites falsos utilizados principalmente para roubar dados, a vítima não se dá conta de que caiu de imediato no golpe e pior: passa a disseminar não intencionalmente a mensagem fraudulenta. Sendo assim, só se dará conta quando o cibercriminoso utilizar seus dados, como do cartão de crédito, realizar movimentações bancárias, a compra não chegar, etc. Isso pode levar meses, portanto a prevenção é a única maneira de evitar se tornar mais uma vítima. Continua após a publicidade Dicas de prevenção

– A primeira e principal: tenha uma solução de cibersegurança instalada em seu dispositivo, como o dfnder security;  – Desconfie de qualquer mensagem que ofereça alguma vantagem ou premiação, incluindo retorno de Pix; Continua após a publicidade – Fique atento a qualquer movimentação bancária diferente; – Troque suas senhas com frequência; – Ao realizar compras, sempre que possível opte por cartões de crédito virtuais, pois são mais fáceis de serem cancelados;   – Se o banco permitir, faça o ajuste do limite do cartão de crédito para um valor menor; – Antes de clicar em qualquer link, busque os canais oficiais das empresas; – Na dúvida, você pode sempre testar se um link é confiável, gratuitamente, no site do dfndr lab.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.