Agora já é oficial. O que era temido por todos e alertado pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA com matérias informando uma situação cada vez mais próxima com o registro em cidades da região acaba se confirmando. No inicio da noite de ontem, coincidentemente uma sexta feira 13, a Prefeitura de Marília informou o primeiro caso suspeito de coronavírus em Marília. 

Diz o informe; “Trata-se de um estudante de 21 anos que viajou para a Europa com a família e voltou no dia 28 de fevereiro. Ele percorreu os países Espanha e França, começou a sentir os sintomas dia 2 de março, mas somente no meio da tarde de hoje (13) procurou a Santa Casa de Marília.  Prontamente ele foi atendido pelas equipes médicas, passando por exames e posteriormente liberado para ficar em casa em isolamento social, porém, monitorado”, cita a nota. 

Ainda continuando “A prefeitura de Marília tranquiliza os moradores e alerta que trata-se apenas de um caso suspeito e que nos próximos dias deverá sair o resultado final testando positivo ou não para o vírus” finaliza o comunicado que já leva a polvorosa a população da cidade. 

Na onda da boataria, fontes extra oficiais garantem que uma servidora do Fórum Estadual de Marília foi dispensada do trabalho após apresentar sintomas suspeitos do coronavírus. Segundo as informações, ela retornou recentemente de viagem ao exterior. Não forram divulgados nome e outras informações sobre a servidora para não expor a paciente. O coronavírus vem se espalhando por países da Europa, onde a mulher esteve em viagem de férias. 

Nas redes sociais, são dezenas de informações desencontradas e não oficiais informando a existência de mais casos na cidade e, que não estão sendo divulgados.

Até o momento, nenhuma medida foi adotada pela administração municipal que agendou para a próxima segunda-feira (16), uma reunião às 11h no gabinete com autoridades da saúde de Marília para traçar um plano de contingência do COVID-19 na cidade. 

O Caos em nossa região e as previsões nada animadoras.

A situação realmente é muito preocupante e aparenta estar realmente fora de controle. Os números aumentam de forma avassaladora a nível mundial e no Brasil parece não ser diferente.

Ainda no dia de ontem, Bauru anunciou mais quatro casos suspeitos e a Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de alerta, com um plano de contingência.

Entre as medidas adotadas, o município informou que, a partir de hoje, sábado (14), pacientes suspeitos terão prioridade e passarão por pré-triagem nas UPAs, seguindo fluxo específico e mais rápido de atendimento. Embora a totalidade dos atendimentos das suspeitas tenha sido atendida em rede particular, medidas preventivas da rede municipal são essenciais para que a cidade esteja preparada para enfrentar o vírus, que tem se espalhado com rapidez.

Nos próximos dias está prevista a chegada de 16 médicos, que serão contratados temporariamente via governo Federal, para reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que serão as portas de entrada para pacientes com suspeitas durante dias de semana, assim como as UPAs, aos finais de semana e demais horários.

Já a Prefeitura de Botucatu , de forma pioneira, montou uma central para atendimento telefônico e domiciliar de cidadãos com um ou vários sintomas da doença. Uma equipe de atendimento específico a pacientes com quadro suspeito de coronavírus foi montada e irá atuar no Espaço Saúde. Ontem, dois casos suspeitos da doença foram notificados em Santa Cruz do Rio Pardo.

As medidas foram anunciadas pelo prefeito Mário Pardini na manhã de ontem, sexta-feira (13), quando também foi assinado decreto instituindo comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento do Covid-19 no município. Além do atendimento convencional através de toda a rede municipal de unidades de saúde, a partir do próximo dia 23, a prefeitura atenderá as pessoas que tiverem dúvidas sobre seus quadros de saúde via telefone, no número (14) 3811-1519. Cinco postos telefônicos serão mobilizados para atender os pacientes e três equipes de enfermeiros e médicos estarão disponíveis para atendimento domiciliar, caso necessário.

Neste momento, toda ação preventiva é de fundamental importância para pelo menos tentar inibir o avanço do vírus vitimizando ainda mais pessoas.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.