Esta segunda feira, 6 de junho de 2022 poderá entrar para os anais da história de Marília como o “DIA D” DA CONCESSÃO DO DAEM PARA A INICIATIVA PRIVADA. Processo que teria se iniciado, ou melhor, ensaiado ainda na gestão do ex prefeito Vinicius Camarinha, chega ao seu epílogo com a decisão dos senhores vereadores e vereadores na polêmica sessão camarária que terá inicio às 16Hs.

Os vereadores apreciaram na sessão desta segunda-feira (6) o Projeto de Lei Complementar nº 11/2022, de autoria do executivo, ou seja; do prefeito Daniel Alonso que institui a Política Municipal de Saneamento Básico, autorizando definitivamente a concessão do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) à iniciativa privada e o plano de carreira dos servidores da autarquia municipal.

Fazendo cumprir o estilo impopular que dispensa toda e qualquer opinião de servidores e cidadãos marilienses, o gestor “expertise” e a presidência da casa descumprem o protocolo e colocam em votação um projeto importantíssimo e que mexerá de forma drástica com o bolso do mariliense sem a realização de audiência pública. Uma decisão totalmente ditatorial e que afronta totalmente o exercício da democracia e da participação popular.

Nas justificas da necessidade da concessão, o prefeito municipal alegou o endividamento da autarquia, com condenações na Justiça por falta de investimentos nas redes de distribuição de água e coletora de esgoto. Curiosamente na campanha de 2020, o ex diretor do DAEM fez campanha para vereador distribuindo milhares de folders afirmando que teria quitado todas as contas do departamento e o que mesmo ERA VIÁVEL.

Este discurso entra em sintonia com as declarações do prefeito Daniel Alonso em vídeo de campanha que viralizou na internet nos últimos dias, onde o mesmo declara categoricamente que jamais venderia ou cederia o DAEM para a iniciativa privada. Enfim, mais um discurso que se esvazia.

Nas mãos das edilidades que se fizerem presentes na hora da votação, estará sendo decidido a concessão do DAEM, o futuro dos servidores e principalmente o bolso dos marilienses que com certeza pagarão uma conta com reajustes que pesarão no bolso do trabalhador.

Nos bastidores a expectativa não é nada positiva para o lado dos eleitores, ou seja; uma previsão de 11 votos à 02, se for seguida a risca o cabresco do prefeito Daniel Alonso para com a sua bancada. Como sempre, a sessão legislativa desta segunda-feira terá início às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.