Por mais que tentem retardar as informações ou amenizar a situação, a realidade em Marília é uma só; a situação está crítica. Como já citamos e reiteramos aqui, boa parte por responsabilidade de uma parcela da população irresponsável e insana que não respeita as regras do plano de combate ao Covid-19, mas, a outra parte, por total omissão da prefeitura para ações que poderiam em muito ter evitado chegar a esta situação.

No final da manhã desta quinta feira (14), a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou mais três mortes por Covid-19, chegando agora a 130 óbitos pela doença no município, pelo menos até a publicação desta matéria.

O primeiro óbito foi de uma mulher, de 81 anos, com diagnóstico de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. Ela iniciou sintomas no dia 1º de janeiro, como febre, tosse e dificuldade de respirar. Procurou atendimento dia 5 na UBS Cascata para avaliação e condução clínica e, por conta da evolução clínica, foi transferida para o PA Sul e posteriormente conduzida para internação no hospital ABHU na mesma data. Colheu exame nesse mesmo dia 5, com liberação do resultado positivo para Covid dia 7, indo a óbito nesta quarta-feira, dia 13.

O segundo óbito foi de uma mulher, de 89 anos, portadora de doenças cardiovasculares e neurológicas crônicas, diabetes mellitus e obesidade mórbida. Ela teve início de sintomas no dia 8 de janeiro. Não teve passagem pelo serviço público municipal e internou na Santa Casa dia 9. Coletou exame no dia 10, com resultado positivo para Covid confirmado no dia 12, vindo a óbito nesta quinta-feira, dia 14.

E o terceiro óbito foi de uma mulher, de 82 anos, portadora de doença cardiovascular crônica. Ela começou a ter sintomas respiratórios no dia 23 de dezembro. Foi avaliada na UBS Castelo Branco dia 29, onde coletou exame, com resultado liberado e confirmado para Covid no dia 31 de dezembro. Porém, com o agravamento do quadro clínico, foi internada no Hospital de Clínicas, indo a óbito no dia de ontem, quarta-feira, dia 13 de janeiro.

Com UTI’s lotadas e colapso do sistema, pacientes já são encaminhados direto para cidades da região.

O anuncio da transferência de doentes é realizado paulatinamente, como no caso do 3º paciente transferido de 92 anos do sexo masculino portador de patologia pulmonar crônica que deu entrada no PA SUL, segundo a nota da assessoria de imprensa no dia 12/01 as 16h com tosse, falta de ar e queda da saturação.

Ainda segunda a nota divulgada aos veículos de imprensa, o mesmo portava uma tomografia de tórax com comprometimento pulmonar sugestivo de Covid-19 e teste positivo para a doença. O mesmo teria permanecido no oxigênio, em uso de medicações sendo inserido na CROSS e posteriormente solicitado leito de UTI. As 18h do dia 13/01 apresentou agravamento do quadro clinico sendo necessário sua entubarão. Vaga cedida as 18:30 para santa casa de Adamantina para onde foi transportado pela empresa Onlife.

No caso da segunda transferência, a assessoria de imprensa divulgou uma nota relatando que a paciente infectada pela Covid-19, sexo feminino, 43 anos, hipertensa, foi acolhida no PA SUL em 11/01 às 20hs, com falta de ar e queda na saturação. A equipe teria realizado Raio X e inserido imediatamente a Ficha da paciente na CROSS às 23horas, sendo aceita pela Santa Casa de Tupã no dia 12/01, às 17 horas. A paciente também foi transportada pela Empresa de UTI OnLife, com a qual o município mantém contrato.

No entanto, na manhã de hoje, o marido da paciente em uma emissora de rádio declarou que os dados foram divulgados de forma errada, e garantiu que amanhã dará uma declaração sobre a realidade dos fatos e que realmente aconteceu, antecipando que, ele esteve internada por 24 horas e logo depois foi liberada de alta.

Situação se agrava sem qualquer ação efetiva da administração, como barreiras sanitárias ou fiscalização nos ônibus de transporte coletivo.

Os números não mentem, e com 9.899 casos já positivados e 3151 aguardando resultado as expectativas são as piores possíveis para os próximos dias. Já são 130 óbitos com mais um sobre investigação e 193 casos em transmissão. Nos hospitais, 123 pacientes se encontram internados com 56 em leitos de UTI perfazendo a lotação total, confirmando o colapso do sistema que vê filas de pessoas se aglomerarem em frente as UBS’s.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.