Pode parecer até perseguição, mas não é. O objetivo desta página administrada pela ONG Marília Centenária é justamente pensar a cidade que queremos em 2029, ano do centenário de da cidade. Por esta razão exploramos e comentamos temas para uma discussão e reflexão da sociedade como um todo, visto que; tal fato não ocorre no mitiê politico, por razões que já comentamos aqui por reiteradas vezes. Não interessa ao SISTEMA, que Marília seja uma cidade ainda mais atrativa para investimentos, lazer e turismo. O negócio aqui é simplesmente o fomento de condomínios de luxo. Com isto, perde a população que nela reside quando o assunto é mercado de trabalho e até entretenimento.

Começamos com duas pergunta simples; “ Você já foi na festa da cerejeiras em Garça ? jà ouviu falar na festa da uva em Jundiaí ou no festival das flores em Holambra ?

Deu para entender aonde queremos chegar né?!?!? Hoje, iremos focar mais uma vez no turismo, uma indústria altamente lucrativa e que não é explorada em Marília. Apenas para ilustrar, aproveitando a chegada desta frente fria, algumas festas em São Paulo acontecem especialmente durante o inverno. Festa junina, festival de inverno, cultura e gastronomia são algumas das atrações que uma viagem em SP, entre junho e agosto, proporciona ao turista da capital e de cidades próximas do Sul de Minas, RJ e até mesmo de outros Estados.

Listamos algumas festas no interior de SP para viagens para ilustrar o nosso raciocínio. A ideia foi elencar cidades turísticas próximas de São Paulo com festas típicas e populares, bem tradicionais nestes meses frios. Algumas cidades têm vocação para festas  típicas e populares, outras têm em seus santos  padroeiros como grande atrativo, o que é comemorado com feriado e festa.

Um dos destinos que selecionamos para visitar no dia de São João, por exemplo, é Laranjal Paulista, a 160 km de São Paulo, que tem o santo como padroeiro da cidade. É feriado municipal, há procissão e uma grande Festa de São João no centro histórico, em frente à Igreja de São João Batista.

A data também é especial em Serra Negra, no Circuito das Águas Paulistas, a 150 km de São Paulo. Além das atividades de ecoturismo, neste mês é possível aproveitar as festas juninas da estância hidromineral. As quermesses mais tradicionais da cidade serrana 80 km distante de Campinas, são da Igreja de São João Batista e o próprio Arraial de Serra Negra, organizado pela Prefeitura.

Saindo das festas juninas, incluímos até a capital paulista. São Paulo oferece o clássico festival italiano no Brás, a Festa de San Mártir, que acontece aos sábados de junho e julho. E também a Festa do Imigrante, realizada nos primeiros finais de semana de junho no bairro da Mooca com ingressos a preços populares.

Partindo para as típicas e temáticas, poderíamos até falar de Garça, mas preferimos a Festa da Cerejeira, que acontece entre junho e julho em Itapetininga (SP), um destino diferente para viajar em SP. Da mesma forma é possível ver a florada das árvores de cerejas no Parque do Carmo, localizado na Av. Afonso Sampaio Souza, 951, em Itaquera, na capital.

Com tantas opções, fica até difícil dizer qual cidade visitar em julho para curtir o melhor festival de inverno do interior de SP. Campos do Jordão, que realiza o maior evento de música erudita do Brasil durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a opção mais assertiva, contudo há diversos destinos em SP que realizam festas regionais no interior bem divertidas e animadas.

Lembramos também de uma fora da época. A Festa da uva de Jundiaí, que é uma festa tradicional da cidade brasileira de Jundiaí. O objetivo da festa é promover o cultivo da uva da cidade. O evento é uma tremenda jogada marketing e que dá resultados.

MOINHO POVOS UNIDOS – Instalado na Estância Turística de Holambra, com 38,5 metros de altura, é o maior moinho da América Latina. Foi elaborado pelo arquiteto holandês Jan Heidra e é uma cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses. Holambra – SP (Circuito das Flores) – Localização: S 22º 34.558´ – W 47º 10.226´ Crédito obrigatório – Foto: Miguel Schincariol

E para encerrar com chave de ouro. Uma cidade romântica para casal nesta época é O que fazer em Holambra – SP, que em agosto recebe a Expoflora, com início previsto para o último final de semana do mês. Para quem gosta, a Festa do Peão de Barretos acontece entre os dias 18 e 29 de agosto de 2022. MAS , E MARILIA ???

A cidade que é considerada a CAPITAL NACIONAL DO ALIMENTO com centenas de indústrias do ramo alimentício não possuí uma festa para contemplar seus empreendedores no lançamento e mostra dos produtos. Se parar para pensar, perdemos até a festa da melancia que era realizada no distrito de Avencas.

A cidade que é conhecida como a CIDADE DOS DINOSSAUROS , além de não possuir um parque temático, como já citamos aqui, não explora isto com uma festa típica visando lucrar com o tema em exploração turística. Mais uma vez fica a pergunta; A QUEM INTERESSE DEIXAR A CIDADE DISTANTE DA GRANDE MÍDIA E DO GRANDE FLUXO DE PESSOAS DE OUTROS GRANDES INVESTIMENTOS ?

Vocês já imaginaram a realização na cidade de pelo menos a PRIMEIRA FESTA OU FEIRA DO ALIMENTO, alusiva a produção alimentícia da cidade, por exemplo no parque de exposições da EXAMAR ??? Lançamento de produtos, mostras, shows, parque de diversões e tantas atrações a serem exploradas, até mesmo o temática da TERRA DOS DINOSSAUROS.

Mais uma vez, esbarramos em UM SISTEMA MISTERIOSO, que se esconde na falta de criatividade, escassez de iniciativa e desinteresse que dá lugar a GRANDES INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS, o maior interesse dos integrantes do dito SISTEMA que continua atuando a todo vapor em um tremendo balcão de negócios que ocorre por trás da cortina empoeirada.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo-da-aguia-da-ong-100.jpg

Esta é mais uma sugestão da MARILIA CENTENÁRIA, de uma forma construtiva pensando a cidade que os governantes não pensam. E você, o que acha???

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.