A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, adquiriu um caminhão lavador de contêineres para fazer a higienização dos contentores do programa Coleta Certa. O equipamento começa a operar já nesta semana. A meta é fazer a lavagem diária de 100 contentores. O investimento é de aproximadamente R$ 1,2 milhão, com recursos próprios da administração municipal.

“Este equipamento chega num momento muito oportuno, quando comemoramos a marca de 100% da cidade abrangida pelo Coleta Certa. É mais uma demonstração de que a administração municipal está comprometida com as práticas sustentáveis. Um equipamento que resulta em eficiência e otimização da limpeza dos contentores e economia de água, além de resguardar os servidores, que realizavam a limpeza manualmente”, comemora o prefeito Anderson Prado.

O caminhão lavador de contêineres é equipado com três tanques reservatórios. Dois tanques localizados nas extremidades, com capacidade para dois mil litros cada, são abastecidos para fazer a lavagem interna, externa e até mesmo das rodas dos contentores, enquanto um terceiro tanque central recebe a água de retorno, para evitar o derramamento nas ruas. Tudo é feito seguindo os protocolos ambientais. O caminhão é abastecido na usina de reciclagem e a água de retorno descartada no aterro.

A higiene é feita por meio de jato d’água, o que também representa grande economia e eficiência na lavagem. Com o caminhão, a limpeza de um contentor utiliza aproximadamente dois litros de água. A estimativa é que a cada abastecimento seja possível a lavagem de cerca de 300 contêineres.

“É mais um benefício para a população de Lençóis Paulista, para a limpeza urbana e para o Meio Ambiente, um compromisso do prefeito Prado. Para que o programa Coleta Certa continue funcionando, sempre pedimos a colaboração da população. Separe o lixo orgânico dos materiais recicláveis e sempre coloque os despejos orgânicos ensacados no contentor azul”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

O que a coleta certa ?

Com serviço inteligente, programa Coleta Certa beneficia população de Lençóis  Paulista | Especial Publicitário Prefeitura de Lençóis Paulista | G1

O programa Coleta Certa iniciou em Lençóis Paulista em abril de 2019, no Jardim Ubirama. A iniciativa consistiu na mecanização da coleta com a instalação de contentores azuis (para lixo orgânico) e verdes (recicláveis). Isso também que a população dispensasse o lixo no horário que julgasse mais conveniente. O programa foi estendido de forma progressiva e em maio deste ano chegou a 100% da cidade, incluindo o distrito de Alfredo Guedes.

Como funciona ?

Com serviço inteligente, programa Coleta Certa beneficia população de Lençóis  Paulista | Especial Publicitário Prefeitura de Lençóis Paulista | G1

O programa Coleta Certa consiste na instalação de contentores nas cores azul (para lixo orgânico) e verde (para materiais recicláveis). Uma vez depositados nos contentores, o recolhimento é feito de forma totalmente mecanizada, eliminando todo o contato manual com os resíduos. O mesmo processo é feito com os materiais recicláveis.

Para que o projeto funcione de forma adequada, é fundamental a colaboração dos moradores. No caso do lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro), os dejetos devem ser colocados em sacos ou sacolas plásticas fechadas, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Sempre feche a tampa do contentor após depositar o lixo.

Já em relação aos materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores.

Seguindo estas regras simples, a população garante uma cidade limpa e organizada, contribui para a preservação do meio ambiente e para a dignidade dos trabalhadores que vivem da reciclagem.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.