O sistema de corredores de ônibus BRT de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu nos últimos dois meses delegações de oito cidades brasileiras interessadas no modelo de operação e infraestrutura.

A informação é da Concessionária BRT Sorocaba,SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, responsáveis pela implantação e operação do sistema.

Entre as cidades que mandaram representações estão São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Natal (RN), com empresários do setor de transporte, gestores públicos, agentes reguladores, profissionais da área e imprensa.

Um dos aspectos que mais chamaram a atenção, segundo a concessionária, foi a tecnologia empregada em bilhetagem e controle operacional.

Por meio de nota, a concessionária diz que foram investidos em torno de R$ 50 milhões em equipamentos e programas, como bilhetagem digital, integração, ar-condicionado nos veículos, estações com conforto térmico, ambiente monitorado, acesso à internet, recarga de energia para celulares, aviso sonoro e painéis informativos nos terminais, estações e dentro dos ônibus

“A partir do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), 16 soluções integradas, via plataforma desenvolvida pelo CittaMobi, conectam e integram todos os dispositivos da operação, desde informações produzidas nos terminais, ônibus, catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som. Assim, gerando dados em uma única interface com operação controlada de forma remota e com mais autossuficiência.” – diz a nota.

O diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, disse na mesma nota que durante as visitas, os representantes fazem os trajetos realizados pelos passageiros no dia a dia.

“Estamos muito orgulhosos em saber que Sorocaba está sendo inspiração para outras cidades. Os visitantes percorrem os corredores exclusivos, as estações, os terminais e o Centro de Controle Operacional. Fazemos com que eles sigam a mesma rotina dos passageiros para que vivenciem como funciona o sistema. Eles embarcam em diversos pontos, em horários distintos e vivem a experiência do usuário na prática”

Constituído de três eixos principais, já com dois em operação, o BRT Sorocaba foi inaugurado em setembro de 2020, fruto de um sistema de concessão e PPP (Parceira Publico Privada) responsável pelas obras e operação. É a primeira PPP do País para um BRT neste modelo de contrato único que engloba construção e operação.

O Consócio BRT Sorocaba, o ente privado da PPP, é formado pela Mobibrasil e pela CS Brasil (Grupo JSL – Júlio Simões), que desde 2011 operam o lote 01 de linhas comuns de ônibus por meio do Consor (Consórcio Sorocaba).

De acordo com o projeto, a concessão de 20 anos obriga o concessionário a constituir 68 quilômetros de vias, três terminais de ônibus integrados, quatro estações de integração, 28 estações do BRT, 96 abrigos e uma garagem, além de um CCO (Centro de Controle Operacional) e uma frota composta de 125 ônibus de modelos articulados e padron com ar-condicionado.

Os recursos totalizam R$ 384 milhões para implantação do sistema todo, destinados para desapropriações, o projeto em si, material rodante (ônibus) e os sistemas de tecnologia do transporte, como o monitoramento em tempo real dos veículos e estações de embarque e desembarque. Deste montante, R$ 251 milhões são investimentos da iniciativa privada e R$ 133 milhões são de subsídios intermediados Prefeitura de Sorocaba, sendo R$ 127 milhões de recursos do Governo Federal.

Dos três corredores, o BRT Itavuvu e Ipanema já estão em operações na Zona Norte de Sorocaba, ligando ao centro da cidade por meio de dois terminais principais, o São Bento e Vitória Régia.

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